No acumulado do ano, os retornos do Bitcoin são planos-a 0,4%negativo. Isso está longe dos retornos do Bitcoin em 2024 a +121% e sua taxa de crescimento anual composta de 98,60% nos últimos 13 anos.

Depois de atingir uma alta histórica de US $ 109.000 em 20 de janeiro de 2025, o Bitcoin Price sofreu uma queda severa três meses depois: durante o medo tarifário mundial em 9 de abril, o Bitcoin caiu tão baixo quanto US $ 76.000. No momento da redação deste artigo, está sendo negociado em cerca de US $ 106.000 – cerca de 6% abaixo de seu marco.

Dada a intensidade da turbulência que a guerra comercial do presidente Trump causou, parece que agora é extremamente improvável que o Bitcoin atinja os níveis profundos e descontados de seu eu menos maduro. Ao mesmo tempo, é provável que o Bitcoin Price exceda a alta de US $ 112.000 em todos os tempos ou que ele desperdiçará novamente sob pressão de venda?

Para tentar responder a isso, vamos examinar quais fatores estão entrando em jogo um ano após a metade do Bitcoin.

ANUNCIO

Os fundamentos do Bitcoin ainda são sólidos?

O quarto bitcoin pela metade em abril passado reduziu as recompensas de blocos de mineiro de 6,25 BTC a 3.125 BTC. Consequentemente, reduziu a taxa de inflação do Bitcoin para 0,83%, o que é significativamente menor, mesmo que a taxa de inflação -alvo do Federal Reserve de 2%.

Como sempre, os fundamentos do Bitcoin podem ser resumidos em termos simples:

  • Democracia em massa Requer que os gastos do governo e os programas sociais crescentes para fortalecer a dependência e lealdade das pessoas. Consequentemente, os gastos do governo acendem déficits orçamentários acentuados, totalizando quase US $ 2 trilhões em 2024.
  • Déficits orçamentários maciços estimular o banco central em ação, desvalorizando o dólar. Afinal, se a quantidade de dólares superar a quantidade de ativos reais, esses ativos terão um preço mais alto. Com o tempo, as pessoas começam a procurar uma rota de saída para proteger a riqueza.
  • Bitcoin está posicionado exclusivamente para tirar proveito dessa necessidade. Embora o Bitcoin seja digital, tornando-o adequado para a era moderna, seu mecanismo de prova de trabalho o vincula a ativos físicos-máquinas e energia.
  • Combinado com a escassez programada de 21 milhões de bitcoin, juntamente com a descentralização da rede de computação do Bitcoin, isso faz do Bitcoin uma aposta assimétrica relativamente segura contra um sistema monetário baseado em dívida.

Em um cenário hipotético, se o Federal Reserve interromper permanentemente todas as maquinações de fornecimento de dinheiro, o governo dos EUA teria que confiar nos investidores que compram títulos para cobrir seus déficits. Mas, como vimos durante as tarifas recíprocas fiasco, o mercado de títulos responde aos fundamentos.

Por esse motivo, as operações do Tesouro teriam que se tornar sólidas. No entanto, a estabilidade do dólar, como a moeda de reserva do mundo, depende de gastos domésticos em programas sociais e gastos com hegemonia militar.

Em outras palavras, é difícil imaginar um mundo em que seja possível para o governo se tornar fiscalmente sólido. Portanto, sua dependência do Federal Reserve para desvalorizar o dólar deve ser mantida como uma questão de

Obstáculos no caminho dos fundamentos do Bitcoin

Agora que entendemos a natureza da besta, é fácil ver por que o Bitcoin conseguiu atrair tanto capital ao longo dos anos, com as notáveis ​​exceções de retirada em 2018 e 2022:

Retornos anualizados do Bitcoin entre 2015 e 2025. Crédito da imagem: Statmuse

Simplificando, a rede Bitcoin existe para capturar fluxos de capital de um sistema que depende do degradação monetária. A partir dessa estrutura inicial, é fácil ver o que atrapalharia o caminho de capturar essas entradas:

  • É viável escalar a educação da população sobre os fundamentos do Bitcoin, ou seja, a teoria bancária central e a teoria monetária?
  • Qual é a alta do teto cognitivo que reduz a escala dos esforços educacionais?
  • A santificação institucional do Bitcoin é suficiente para compensar o teto cognitivo?
  • Os trilhos fiat-a-bitcoin são suficientemente convenientes para aceitar entradas de capital?

Em todo o mundo, a conversão Fiat-para-BTC é teoricamente possível para 76% da população mundial (~ 6 bilhões), pois esse é o número de pessoas com contas bancárias. No entanto, essa porcentagem diminui drasticamente quando se responde pelas nações que debangueam as criptomoedas, parcial ou plenamente. Seja devido a preocupações com a segurança da nuvem de certas plataformas, bem como a falta de estrutura regulatória forte de fortes estruturas regulatórias.

Além disso, é preciso explicar a cultura de salvar e investir. É claro que os americanos têm a cultura de investimento mais desenvolvida, com 62% dos adultos tendo exposição ao mercado de ações. E a partir de 2023, o FDIC relatou que 96% das famílias dos EUA são depositadas.

Obviamente, o mercado de ações dos EUA reflete a hegemonia dos EUA e o dólar americano como moeda de reserva, o que significa que seu mercado de ações supera rotineiramente as ações globais. Ao considerar todos esses fatores, não é de surpreender que, de ~ 6 bilhões de pessoas entregues em todo o mundo, até 130,4 milhões de indivíduos receberam exposição ao Bitcoin – um pouco (0,002%) da população bancária.

No entanto, 21 milhões são um pequeno número em comparação com 6 bilhões, tornando a participação do varejo discutível. E o início de 2024 e 2025 estavam excepcionalmente fortificando os fundamentos do Bitcoin.

Em janeiro de 2024, a Securities and Exchange Commission (SEC) aprovou uma série de ETFs negociados. Não apenas este lugar o Bitcoin juntamente com as ações para entradas de capital, mas o Bitcoin foi institucionalmente santificado.

Esse marco fundamental tornou mais difícil para a grande mídia pintar o Bitcoin como ilegítimo. Da mesma forma, as cabeças de grandes instituições financeiras iniciaram uma reviravolta acentuada, como evidenciado por Larry Fink, CEO da BlackRock.

Além da institucionalização do Bitcoin via ETFs em 2024, o governo do presidente Trump não apenas cancelou a Operação Choke Point 2.0, mas mudou para formar uma reserva estratégica de bitcoin. Dado que a opinião pública é um artefato da grande mídia, agora é menos relevante o que o público sabe sobre o Bitcoin, mas sim como Bitcoin está emoldurado.

No total, o Bitcoin agora está mais aninhado dentro do sistema do que nunca. Isso se traduz em menos atrito para entradas fiduciárias para BTC. Historicamente, a oferta global de dinheiro M2 se correlaciona muito com o preço do Bitcoin, agora preparado para outro salto.

(Crédito da imagem: @Chiefrafba)

Por fim, o Bitcoin não possui a complexidade dos relatórios trimestrais de ganhos. Em uma cultura acostumada ao investimento em ações, essa simplicidade pode atrair grandes entradas à medida que os investidores buscam refúgio da desvalorização do dólar.

Falha no desempenho pós-consciência em 2024/2025

Após cada metade, os ganhos do Bitcoin tendem a cair dentro de um período de 12 meses. A terceira redução da metade foi uma exceção devido ao estímulo monetário global sem precedentes combinado com baixas taxas de juros.

  • 1ª metade em 2012: o preço do BTC aumentou 7.000% em 12 meses.
  • 2ª metade em 2016: o preço do BTC aumentou 291% em 12 meses.
  • 3ª metade da metade em 2020: o preço do BTC aumentou 541% em 12 meses.
  • 4ª metade da metade em 2024: o preço do BTC aumentou 43% em 12 meses.

Durante esse período pós-2020 de dinheiro barato, também vimos um boom de criptografia, ligado a plataformas criptográficas superalistanciadas como Blockfi, FTX, Celsius, Voyager Digital e outros. Quando o Federal Reserve reverteu o curso em março de 2022 e começou a aumentar rapidamente as taxas de juros, o Banco Central desencadeou uma cascata de falências de criptografia.

Por sua vez, o varejo restante voltou -se para o jogo de degen conhecido como Memecoin Trading – uma tendência que ampliou apenas o abismo entre o Bitcoin e o Altcoins, aumentando o domínio do Bitcoin para 64%, ampliando a importância das salas de negociação, onde as discussões focadas no Bitcoin substituíram o ruído fragmentado do alt -hype.

No entanto, o Crypto Debanking, as falências de criptografia e os memecões fraudulentos deixaram uma marca. De acordo com os números de pesquisa de Kaiko, o quarto período de metade do Bitcoin agora acompanha o pior desempenho.

Ao mesmo tempo, os mineiros de bitcoin estão agindo como se este fosse um lapso de desempenho temporário. Lembrete: com recompensas de bloco BTC mais baixas e preço inalterado, os mineiros recebem menos valor para o mesmo poder de computação exercido e custos associados.

Por esse motivo, os mineradores contam com o preço do BTC para subir para compensar a perda. E se alguns mineiros sucumbem à pressão econômica, eles saem da rede e reduzem o hashrate total da rede do Bitcoin.

No entanto, durante um período de um ano, o hashrate do Bitcoin subiu constantemente, tendo atingido uma alta histórica em abril. Isso sugere alguns cenários:

  • Se muitos mineiros forem espremidos pela falta de desempenho prolongado do preço do BTC, isso exercerá uma pressão de venda. É provável que isso seja acompanhado pelos compradores de dip-compradores, mas a maturidade institucional do Bitcoin e a falta de vulnerabilidade estrutural sugerem que a queda será comprada.
  • Consequentemente, se a dificuldade de mineração do Bitcoin for reduzida a partir da saída de mineradores ineficientes, os mineiros restantes ganharão maior lucratividade. Esse processo se desenrolou muitas vezes.
  • Se as condições macro, como a oferta de dinheiro global, aumente o preço do BTC no segundo semestre de 2025, não há pressão de venda; O preço do BTC dispara rapidamente.

Em qualquer um dos cenários, os fundamentos únicos do Bitcoin entram no cálculo para manter o preço do BTC a longo prazo. De certa forma, à medida que a participação no varejo cai, é mais provável que isso evite grandes pressões de venda. Afinal, fundos e empresas de capital aberto estão focadas em trajetórias e fundamentos de longo prazo, não em despesas de curto prazo para necessidades de consumo.

No final, o crescente hashrate e a maturidade institucional do Bitcoin ressaltam sua resiliência. As pressões de venda provavelmente serão absorvidas por investidores de longo prazo para sustentar o impulso do preço ascendente.

Share.