Considerado o maior pool de mineração do mundo, o Antpool é também um dos mais versáteis. Ele tem suporte para mais de 10 criptomoedas, que vão de Bitcoin a Ethereum, passando por Bitcoin Cash e Litecoin. Além disso, dá recompensas diárias aos validadores das operações.

Quando se fala sobre o que é Antpool, o nome não poderia ser melhor. “Ant” significa “formiga” em inglês, e “pool”, piscina. Assim, a união de várias “formigas”, no caso, usuários de forma isolada, têm capacidade de criar blocos na chain das criptomoedas.

O que é mineração de criptomoedas?

A mineração é um processo no qual computadores resolvem cálculos complexos para adicionar blocos à rede da blockchain. A cada bloco adicionado, uma recompensa é dada para o usuário que conseguiu resolver primeiro tais contas — e depois que essa operação for validada pelos demais usuários.

ANUNCIO

Usar a palavra “mineração” para esses cálculos complexos no blockchain cabe bem nesse contexto. Afinal, minerar metais preciosos, como ouro e prata, é algo lento e trabalhoso. Assim, na mineração de criptomoedas, o Bitcoin, por exemplo, é o “ouro digital” que será encontrado no final desse processo.

Contudo, há um problema com a mineração, especialmente no caso do Bitcoin. Tais contas são extremamente complexas para serem resolvidas por computadores comuns. Hoje, apenas supercomputadores conseguem fazer esses cálculos — e é aí que entram os pools de mineração.

Pool de mineração

O Antpool e os demais pools de mineração conseguem reunir muitos usuários que dividem as tarefas nesse processo. Assim, eles colaboram e compartilham o poder computacional de suas CPUs para poder concluir a mineração de um bloco.

Porém, esses usuários não trabalham de forma isolada. No pool de mineração, um administrador faz o gerenciamento dessa mineração, das taxas de hash e faz o registro das tarefas, que são armazenadas em um servidor central. No final, cada um deles ganha uma recompensa pela criação e validação de um bloco.

Versatilidade do Antpool

São mais de 10 moedas suportadas pelo Antpool: BTC, BCH, LTC, ETH, ZEC, DASH, HNS, KDA, ETHW, DIGIBYTE, CKB, RVN, KAS, XMR, ALPH, ALEO e FB. Assim, usuários podem escolher qual coin vão minerar, e dividir essa tarefa com outros computadores.

Além disso, é possível monitorar a taxa de hash (capacidade de processamento da mineração) em tempo real. Com isso, o usuário sabe em qual velocidade as tarefas dentro do pool estão sendo realizadas, o que garante mais transparência ao processo.

A interface do Antpool é amigável, o que pode ser uma vantagem para quem está começando no mundo dos pools. Ele também tem um aplicativo que torna possível monitorar o processo de mineração.

Criptomoedas variadas.

Como funciona o pool?

Como usar o Antpool? Primeiro, crie uma conta no site do pool, preenchendo as informações que a aplicação solicitar. Depois, configure seus equipamentos para conectem à rede, para que ele seja reconhecido no servidor e comece a trabalhar.

Depois, o usuário deve baixar um programa de mineração e configurar de forma que atenda aos requisitos do Antpool. Por fim, com tudo certo, basta ligar o minerador e deixá-lo trabalhar.

Vale a pena participar do Antpool?

Para quem quer ter contato com várias moedas diferentes, entrar neste pool pode ser uma boa opção. Mas é importante saber das vantagens e desvantagens antes de começar a trabalhar em conjunto com outros usuários.

Vantagens

Falamos algumas das vantagens desse pool, como a interface simples de ser utilizada, a variedade de criptomoedas suportadas pelo pool e a taxa de hash disponível para ser acompanhada em tempo real.

Além disso, pelo fato de se unir a vários usuários para fazer a mineração, é possível participar da mineração de Bitcoin sem precisar de super CPUs. No caso do Antpool, a remuneração pelo trabalho é diária, e é proporcional ao poder computacional das máquinas e do tempo utilizado na mineração.

Desvantagens

Por mais que os pools de mineração não exijam máquinas potentes, para quem quer entrar nesse mundo, é importante investir em hardware. Nesse sentido, placas gráficas (GPUs) ajudam no processamento dos cálculos, ainda mais porque esse trabalho vai ser dividido no pool de mineração.

O Antpool cobra uma taxa de administração para minerar determinadas criptomoedas. De tempos em tempos, o pool faz promoções nas quais tais taxas não são cobradas. Assim, vale ficar de olho para aproveitar. É importante também ver se as taxas cobradas não serão superiores às recompensas pela mineração.

Há, ainda, os custos do trabalho de mineração. Ao deixar o computador ligado por muito tempo, ele vai consumir energia adicional. Se for um equipamento específico para mineração, ele também vai gerar calor e precisar de uma fonte de resfriamento, que também necessita de eletricidade para funcionar.

Saiba mais sobre criptomoedas

O Antpool é uma maneira de começar a ganhar criptomoedas de forma compartilhada, e poder participar da criação e da validação de blocos no blockchain. Por outro lado, é importante analisar se o investimento em CPUs mais potentes e energia valerá a pena, tendo em vista a recompensa recebida pela mineração.

Para ficar por dentro do mundo cripto, continue a leitura no blog da NovaDAX. Lá, você acompanha os lançamentos de novas criptomoedas, blockchains e aplicações, além de ter acesso a dicas de investimentos. Fique por dentro das novidades!

Share.