Continua após a publicidade.
ad

Sempre que o Google lança um novo telefone Pixel, todos fazem a mesma pergunta: “E a câmera?” Nesse sentido nunca decepciona, e tanto o software quanto o hardware que o Google utiliza na câmera de seus Pixels beiram a excelência.

Quanto ao aplicativo de câmera, conhecido como GCam ou Google Cam, agora foi renomeado como “Pixel Camera”. Algo bastante lógico se levarmos em conta que o aplicativo foi desenhado e só funciona oficialmente em Pixels. Ou podemos instalá-lo em outros telefones Android?

Continua após a publicidade..

Como instalar a Pixel Camera em outros telefones Android

Com o lançamento dos novos telefones Pixel 8 e Pixel 8 Pro, a cena mod GCam tem estado bastante ativa nos últimos dias. O site de Celso Azevedo, um dos mais importantes repositórios de software alternativo especializado em GCam, acaba de lançar vários ports para a nova câmera do Pixel 8, e eles parecem funcionar muito bem.

Continua após a publicidade..

Se você deseja ter a nova Pixel Camera no seu celular Android, basta levar em consideração os seguintes requisitos:

  • Sistema operativo Android 11 o superior.
  • API Camera2 habilitada. Você pode verificar esta informação instalando este aplicativo de teste.
  • Processador Snapdragon. Também funciona em alguns chips Exynos, Kirin e Mediatek.
  • Tenha os GApps instalados ou um substituto como o microG. Se o seu telefone tiver serviços da Google Play Store e aplicativos do Google como Gmail e outros instalados, você não deverá ter problemas.

Portanto, se tivermos um celular mais ou menos recente, é muito provável que não tenhamos problemas ao instalar a Pixel Camera em nosso Android. Nós apenas temos que instale manualmente o aplicativo usando um arquivo APK que podemos baixar do repositório de Celso Azevedo AQUI. Se você não sabe como instalar arquivos APK, dê uma olhada neste resumo TUTORIAL.

Publicidade
A nova câmera Pixel.

Depois de instalado o aplicativo, poderemos usá-lo sem maiores complicações. Agora, é possível e bastante provável que nem todas as funcionalidades do aplicativo funcionem 100%. Por exemplo, se nosso celular tiver uma câmera de 20 megapixels não poderemos usar o novo modo de alta resolução de 50Mpx oferecido pela Pixel Camera. Se nosso telefone não tiver lente macro, não poderemos usar o novo Macro Focus, nem aplicar alguns dos novos controles Pro oferecidos pelo aplicativo.

Lembre-se também que os desenvolvedores recomendam realizar uma instalação limpa da porta, por isso é aconselhável desinstalar qualquer versão anterior da Câmera do Google que tenhamos instalada. A versão mais recente corresponde à versão 9.1 do aplicativo.

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e apaixonado por tecnologia, atualmente trabalho com projetos web e tenho orgulho de ser o idealizador do site Solte a Palavra.