Continua após a publicidade.
ad

Ser uma pessoa amorosa não é fácil para todos. No entanto, você deve tentar se quiser melhorar suas relações sociais e seu bem-estar geral. Leia as dicas a seguir para colocá-las em prática!

Mostrar afeto pode ser natural para alguns, mas talvez não para você. É normal que a personalidade ou a própria timidez o impeçam de fazê-lo. Ainda assim, A falta de carinho impossibilita você de se conectar com outras pessoas, mesmo que você os ame. Portanto, se você busca ser uma pessoa mais amorosa, convidamos você a ler este artigo.

A seguir, daremos algumas chaves para implementar no seu dia a dia. Não importa se no início você acha difícil realizá-los, o essencial é que você experimente e, dia após dia, coloque-os em prática para progredir nos seus relacionamentos. Vamos lá!

O que significa ser amoroso?

Ser afetuoso implica, em linhas gerais, comunicar afeto aos outros. Embora esteja ligado ao amor, ambos os sentimentos têm suas diferenças. Por exemplo, o afeto costuma estar mais relacionado à sua demonstração, enquanto o amor implica um vínculo mais transcendente.

Continua após a publicidade..

O afeto se desenvolve desde a infância e está associado à forma de criação. Nesse sentido, a forma como os pais ou cuidadores estabelecem o vínculo com seus bebês desenvolve um tipo de apego, seguro ou inseguro, que influenciará relacionamentos próximos para o resto da vida, segundo a revista Anuais.

Assim, você poderá comunicar mais ou menos afeto aos outros dependendo de como seu apego se desenvolveu durante a infância. Contudo, também é importante destacar que Nem todo carinho que você transmite fará de você uma pessoa mais afetuosa. Ou seja, é possível expressar afeto sem realmente senti-lo ou apenas porque busca algo em troca.

Algumas das formas de expressar afeto incluem demonstrá-lo por meio da linguagem verbal ou não verbal, com uso de expressões faciais, toque e proximidade corporal. Da mesma forma, é possível comunicar afeto por meio da escuta ativa e da empatia.

Monografias de Comunicação menciona em artigo que a comunicação emocional por meio de qualquer uma dessas formas inclui a expressão de sentimentos de proximidade, carinho e afeto pelo outro. É importante que você experimente essa emoção, dando-a aos outros. Desta forma poderá obter alguns dos grandes benefícios que o carinho traz, como lhe indicaremos em breve.

Benefícios de ser uma pessoa mais amorosa

Essa comunicação de afeto em todas as suas formas não só ajuda a melhorar os relacionamentos, mas também promove a sua saúde. Embora possa parecer estranho, Ser mais afetuoso pode aumentar sua felicidade e autoestima, como ele aponta Enciclopédia de Comunicação de Pesquisa Oxford.

Continua após a publicidade..

Ao mesmo tempo, aqueles que demonstram afeto têm menos probabilidade de reagir exageradamente a eventos estressantes. E, da mesma forma, conseguem se recuperar mais cedo e relaxar ao dar ou receber carinho.

Por tudo isso, é possível que ser uma pessoa mais afetuosa e demonstrá-lo por meio de uma comunicação emocional adequada proporcione maior bem-estar, tanto para você quanto para os outros. Concluindo, menos estresse, depressão, ansiedade, problemas sociais, apego inseguro, dificuldades para dormir e até problemas físicos, como dores.

Como ser mais carinhoso?

A sua timidez ou a sua personalidade, devido ao seu estilo de apego, podem impedi-lo de ser uma pessoa mais amorosa. Se você considera que essas são as possíveis causas, sugerimos trabalhar nisso na terapia. Dessa forma, você poderá detectar o que o impede de expressar seus sentimentos. Além do mais, Oferecer carinho tem as vantagens que mencionamos. Portanto, vale a pena tentar.

Somado a isso, muitas vezes pequenos atos são suficientes para expressar o que você sente pelos outros e para que eles também acreditem. Por todos estes motivos, convidamos você a ler as dicas a seguir para que possa colocá-las em prática com quem está ao seu redor: companheiro, amigos, familiares ou conhecidos.

1. Forneça contato físico

O contato físico é, talvez, a forma mais comum de expressar afeto. Existem diferentes tipos de contato; Nesse sentido, só é afetivo se pretende comunicar amor ou carinho aos outros.

Essa forma de demonstrar afeto traz benefícios para a saúde dos envolvidos. Como argumentado por um estudo de Boletim de Personalidade e Psicologia Social, O contato afetuoso é muito importante para fortalecer os laços sociais. Quem recebe poderá sentir maior satisfação nos relacionamentos, segurança no apego e regulação das emoções.

Dar um abraço, dar a mão, acariciar um ente querido ou beijá-lo são formas de demonstrar esse carinho e apoio. Procure praticá-los com frequência, não só em momentos de intimidade e felicidade, mas também em situações tensas ou brigas. Na verdade, nestas últimas ocasiões, o contacto tende a reduzir os níveis de estresse.

Apesar de tudo isso, você também deve ser capaz de reconhecer o desconforto. Existem certas situações em que outras pessoas não querem que você as toque ou não compartilham a confiança necessária para fazê-lo. Eles podem ter seus motivos. Portanto, tente usar o contato físico quando tiver certeza de que isso não o incomoda.

Publicidade

2. Pratique a escuta ativa

A comunicação é uma das necessidades básicas de qualquer relacionamento. Para isso, é necessária uma pessoa que saiba ouvir e outra que se sinta ouvida. Não basta apenas ouvir os outros. Também É preciso compreender as suas mensagens, ser mais empático e envolver-se.

A escuta ativa ou empática é uma das qualidades que você pode praticar para ser uma pessoa mais amorosa. Se um ente querido tem um problema e procura sua ajuda, ele sentirá seu carinho se você prestar atenção nele. Experimente as seguintes dicas ao conversar:

  • Não interrompa ou mude de assunto.
  • Pergunte como eles foram, como as coisas foram, etc.
  • Fale com um tom de voz caloroso, com gentileza e respeito.
  • Procure uma postura corporal direcionada ao orador.
  • Reformule o que eles dizem ou faça perguntas relevantes.
  • Mantenha contato visual com a outra pessoa enquanto fala.
  • Não dê simples agradecimentos ou conselhos. Na verdade, um estudo de Jornal Internacional de Escuta Destaca que aqueles que recebem respostas deste tipo sentem-se menos compreendidos do que aqueles que recebem respostas de escuta ativa.

3. Expresse afeto por meio de palavras

Como mencionamos antes, Você pode usar a comunicação verbal para mostrar seus sentimentos aos outros. Por exemplo, ao dizer “eu te amo”, “eu te amo” ou “você é muito especial para mim”. Além disso, expressando que você sente falta deles. Às vezes, um “Estou com saudades” é tão poderoso quanto uma frase de amor.

No início, você pode achar difícil dizer isso pessoalmente, então você pode optar por enviar mensagens pelas redes sociais. Tanto o uso da linguagem oral quanto da linguagem escrita faz com que a outra pessoa se sinta mais amada e próxima de você.

4. Esteja atento aos detalhes

Não prestar atenção aos outros é uma das piores coisas que você pode fazer se quiser ser mais amoroso. Quantas vezes já aconteceu com você que você não percebe algo porque está absorto em seus pensamentos? É muito provável que, nessas circunstâncias, outros lhe digam: “Você nunca presta atenção em mim”.

Faça um esforço para lembrar os dados que eles comunicam a você, não importa quão pequenos eles sejam. Por exemplo, aniversários, datas especiais, atividades ou eventos que outras pessoas realizam, ou qualquer coisa que você saiba que é importante para elas.

Se você sofre de memória fraca, basta usar uma agenda ou o próprio celular. Não há ato mais amoroso do que interessar-se pelas coisas que são importantes para os outros. Você verá que, assim que começar a implementá-lo, seus relacionamentos irão melhorar.

5. Dê pequenos atos de amor

Os detalhes são muito importantes. Com isso não queremos dizer apenas estar atento aos pequenos aspectos que são relevantes para os outros, como mencionamos anteriormente. Falamos de gestos que deixam o outro feliz.

Seja dando-lhes algo de que gostam, cozinhando sua comida favorita ou compartilhando um hobby comum, mostre à outra pessoa que você se importa. Além disso, considere que qualquer um desses atos fortalece a conexão com outras pessoas ou reacende a centelha do casal.

Ser uma pessoa mais amorosa requer vontade

Todos nós podemos sentir afeto por outras pessoas. Porém, Ser uma pessoa mais amorosa significa expressá-lo de diferentes maneiras. Há quem prefira o contacto físico, através de abraços ou beijos, enquanto outros o expressam através de palavras ou gestos. Seja como for, dar carinho é importante para manter os relacionamentos vivos.

Embora possa parecer muito complexo à primeira vista, o carinho tem seus benefícios, tanto para quem o recebe quanto para quem o dá. Talvez isso ajude você a tomar a iniciativa e começar a praticar as dicas acima. Nunca é tarde para mostrar às pessoas que você ama que elas são importantes para você. ou procurar ajuda profissional para motivá-lo a fazê-lo.

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e apaixonado por tecnologia, atualmente trabalho com projetos web e tenho orgulho de ser o idealizador do site Solte a Palavra.