Qualquer fotografia em formato digital possui 2 seções: a parte visível da imagem e seus metadados correspondentes. Estas últimas costumam ficar “escondidas” nas propriedades do arquivo, mas é um tipo de informação que se coleta em qualquer fotografia tirada com uma câmera digital SLR ou celular. Informações que às vezes podem conter dados muito significativos sobre como, quando e onde a imagem foi tirada.

Quais são os metadados de uma fotografia?

Normalmente quando falamos dos metadados de uma imagem estamos nos referindo ao Dados EXIF. Esses dados são basicamente responsáveis ​​por coletar as informações técnicas da imagem como a marca e modelo da câmera, a data e hora exatas da captura, o tipo de compressão, a abertura máxima ou mesmo a intensidade do flash, entre outras características. .

No entanto, alguns dispositivos, como os telemóveis, também permitem adicionar outros tipos de informações adicionais. Assim, se tivermos a localização ou serviço GPS ativado também podemos capturá-lo dentro dos dados EXIF a localização geográfica exata do local onde o instantâneo foi tirado.

Como saber a localização GPS de uma imagem através de seus metadados

Metadados são um tipo de informação acessível a qualquer pessoa que possa visualizar uma imagem. Portanto, antes de enviar qualquer foto com alegria para o Instagram, Facebook e outras redes sociais, é importante ter em mente que não estamos apenas compartilhando a imagem em questão, mas também todos os dados EXIF ​​​​a ela associados. Para evitar isso, recomenda-se faça uma exclusão prévia dos metadados antes de enviar qualquer imagem para a rede se realmente quisermos preservar nossa privacidade online. Além disso, também é aconselhável desativar as permissões de localização da câmera do celular para evitar que a localização GPS seja gravada toda vez que tiramos uma foto com nosso celular.

Dito isto, hoje é muito fácil navegar e descobrir as informações contidas nos metadados de uma imagem. Basta ter uma cópia da fotografia no nosso PC e rever as propriedades do ficheiro para aceder a toda essa informação e descobrir a resolução, data ou localização da imagem.

No Android as coisas não são muito mais complicadas. Para isso existem aplicativos gratuitos como Editor de fotos EXIF, graças ao qual podemos editar todos os metadados de uma imagem, corrigi-la e até excluí-la. Claro que isto implica também conhecer a geolocalização exata do local onde a fotografia foi tirada.

A única coisa que temos que fazer neste caso é abrir a imagem que queremos consultar e dar uma olhada na seção “Geolocalização” para saber suas coordenadas GPS exatas. Assim de simples.

Você consegue saber a localização de uma foto sem os metadados ou “geotags” da imagem?

Quando a imagem não possui o que se conhece como “geotags” ou metadados de geolocalização, é necessário recorrer a fontes externas. Não existe um método fixo que nos ajude a saber onde a foto foi tirada, embora existam várias técnicas que podemos experimentar:

  • Execute uma pesquisa reversa de imagens: A primeira coisa que podemos fazer é fazer uma busca reversa da foto na internet e ver qual é a fonte da publicação. Isso pode nos ajudar a obter algum contexto da imagem e, com sorte, saberemos onde ela foi tirada. Para isso você pode usar o Motor de busca de imagens Google ó Olho de Tinta.
  • Aparece algum objeto, lugar ou edifício emblemático?: Se a fotografia mostra uma paisagem muito característica, ou tem uma estátua ou construção reconhecível, podemos usar ferramentas como o TinEye ou o próprio motor de busca de imagens do Google para tentar encontrar outras fotos semelhantes que forneçam mais informações sobre aquele local. Também podemos usar o Mecanismo de pesquisa de imagens Yandex para este tipo de tarefas, pois utiliza um algoritmo de busca diferente do Google.
  • Peça ajuda on-line: Pergunte em redes sociais como X (antigo Twitter), Instagram ou Facebook. Se a foto que você deseja identificar foi tirada em um show em uma taberna em Paris, por exemplo, você pode perguntar em um fórum local relacionado à música parisiense. Nestes casos é importante justificarmos e explicarmos muito bem porque precisamos de ajuda para identificar o local onde a imagem foi tirada.

Conclusões

Embora os metadados EXIF ​​de uma imagem possam revelar mais informações do que gostaríamos, também podem ser de vital importância em investigações policiais e casos de desaparecimentos misteriosos em que este tipo de dados pode literalmente salvar vidas.

Portanto, devemos ser cautelosos ao compartilhar fotografias pessoais na Internet, mas acima de tudo estar atentos a todas as informações que acompanham a publicação de uma imagem online e, consequentemente, excluir ou editar quaisquer metadados que queiramos manter privados.

Você também pode estar interessado em:

Vejo você na próxima postagem!