Nascido no coração do Texas, Pleblab.dev é um nome bem conhecido no mundo das start-up do Bitcoin. E, no entanto, a maioria das pessoas que já ouviu falar sobre essa comunidade de bitcoin de nicho em Austin provavelmente desconhece suas vitórias e influência.
Começou como um espaço de coworking na Capital Factory em 2021 por alguns entusiastas do Bitcoin, o Pleblab cresceu em uma meca do ecossistema de start-up bitcoin nos Estados Unidos. Eles organizam vários eventos e encontros ao longo do ano e se tornaram um ambiente de trabalho confiável para bitcoiners, morando em Austin ou apenas passando.
“Na escola de arte, eu tinha esse professor que nos faria parar depois de uma hora de criação, caminhar e dar um feedback honesto sobre o trabalho um do outro – construiu uma vibração colaborativa onde podemos crescer juntos. Isso ficou comigo”. Car González, CEO da Pleblab, lembra. Então, quando assumi o Pleblab, perguntei: ‘Como faço para torná -lo mais colaborativo? Como faço para fazer isso mais sobre isso, não apenas coworking? Quando você diz coworking, está literalmente apenas funcionando. Quão chato é isso – trabalhando entre outras pessoas que também estão trabalhando? Isso não é divertido. ”
Ainda mais do que apenas um espaço de “coworking”, o PleBlab se tornou um “acelerador comunitário da era Bitcoin”, com várias empresas de bitcoin de sucesso e celebridades de desenvolvedores passando por isso desde o seu início.
Gênese
Fundada com o sonho de construir o Bitcoin e cultivar uma comunidade local, a Pleblab conseguiu seu primeiro escritório na Capital Factory, um renomado centro de coworking de tecnologia em Austin em 2021. Os três co -fundadores, Car González, Keyan Kousha e Kyle Murphy começaram a fazer encontros de bitcoin que se agradam a gargalhadas de mais de 200 pessoas. Entre eles, vários empreendedores e desenvolvedores de Bitcoin começaram a permanecer, pedindo para co-trabalhar com eles fora da Capital Factory.
Com o tempo, o PleBlab se transformou em diferentes locais de escritório, atualmente instalado ao lado dos escritórios de capital Unchained e do Bitcoin Park (anteriormente Bitcoin Commons) no centro de Austin (na 6th St. e no Congresso Ave.). Com mais espaço, talento e experiência, o Pleblab se transformou de um espaço de coworking em uma mistura entre uma garagem para hackers e uma incubadora de start-up.
Hoje, eles oferecem vários pacotes de associação, orientação e uma riqueza de recursos para iniciantes que se juntam a eles, mas isso não é um “Bitcoin We Work”: as associações podem ser negadas dependendo dos objetivos e propósitos do projeto. É mais parecido com um clube particular de Bitcoin para construtores e tecnólogos do que qualquer outra coisa.
“Eu realmente acho que somos um acelerador da era Bitcoin. Como você faz isso de código aberto, Cypherpunk Way é que você não dá a alguém 500k no primeiro dia e diz: ‘Você tem três meses para fazê -lo ou vê -lo mais tarde.’ Para mim, isso soa como uma coisa da era Fiat ”, disse Car.
Eventos principais
Os principais eventos realizados pelo PleBlab são o melhor construtor e o dia da startup. Muitas vezes ocorrendo dentro de seis meses um do outro.
“O Top Builder é o principal chef do Bitcoin. Tentamos encontrar os melhores e mais recentes construtores, empilá-los e fazê-los construir um MVP ou algo arremessável”, disse Car, descrevendo o evento que funciona como um hackathon de três meses, expondo finalistas a VCs e investidores anjos.
O Dia da Startup, por outro lado, é uma curta conferência que fornece uma plataforma para as startups de Bitcoin para apresentar seu trabalho, conhecer talentos e obter exposição no mundo do Bitcoin. Nas palavras do carro, é destinado a “inspirar as pessoas a irem do lado de fora para a construção de sua própria empresa. Eles se verem naquelas pessoas conversando no palco”.

Julgue por seus frutos
Uma variedade de grandes nomes no mundo das start-up bitcoin passou um tempo no Pleblab, o carro hesitou em receber crédito pelo trabalho de outras pessoas e enfatizou sua admiração pelos fundadores e líderes cuja jornada ele testemunhou.
“Vendo a jornada deles passar de uma pessoa que você conhece, aperte as mãos inicialmente, para onde estão-vendo os números que têm e quando chegam a um ponto como acampamento base, um aumento, um pré-semente ou semente”, disse Car. “Esse acampamento base para mim é apenas: ‘Legal, eles fizeram isso.’ Agora, vamos ajudar outra pessoa.
No entanto, o histórico é impressionante. Aqui está uma rápida visão geral dos projetos de Bitcoin, empresas e celebridades de desenvolvedores intimamente associadas ao PleBlab:
Jippi – vencedor do Top Builder 2025
Líder por Oliver, Jippi.App é um aplicativo de bitcoin bonito e divertido, projetado com a geração Z em mente. Ecoando o sucesso de Pokemon Go, Jippi convida os jovens a explorar suas cidades em busca de bestas de bitcoin, encantadoras criaturas 3D que se escondem em realidade aumentada, esperando futuros proprietários com recompensas SATs.
O aplicativo está em desenvolvimento há mais de um ano e na semana passada ganhou o primeiro prêmio na competição de construtores da Pleblab entre a competição feroz. Mente alucinante dos juízes e do público, Jippi tem um aplicativo ao vivo e funcionamento, pesquisas de homem na rua e testes de aplicativos em uma universidade local. Além de uma apresentação magistral da lógica e da visão para Jippi, o aplicativo pode ter o potencial de se tornar viral nos Estados Unidos – e com ele trazia uma nova geração para o Bitcoin.
Stacker.News
Iniciado em 2021 por um dos co-fundadores da Pleblab, Keyan Kousha, o Stacker.News rapidamente se tornou um centro de notícias para muitos bitcoiners com tecnologia. Com um Reddit de Lightning de código aberto, a plataforma reuniu uma base de fãs ativa e leal que se recompensa com SATs por cada voto positivo, geralmente sendo cedo para integrar as mais recentes tecnologias no cenário técnico da mídia social Bitcoin.
Fechar
Iniciado no final de 2021 por John Magill, a Zaprite rapidamente se tornou uma suíte de gateway de pagamento integral para empresas, apoiando os trilhos de pagamento de Bitcoin e Lightning, além de bilhetes de eventos e todas as ferramentas de contabilidade e faturamento necessárias para um comerciante moderno.
Zaprite fez história recente sendo a interface que Donald J. Trump costumava pagar por um hambúrguer com o Bitcoin no Bitcoin Pub Key em Nova York.
(Trump compra hambúrguer com bitcoin de zaprite – incorporado)
Carteira de motim
Lançado no início de 2023 e liderado pelos desenvolvedores de bitcoin de celebridades Ben Carman e Tony Giorgio, a Mutiny Wallet rapidamente ganhou popularidade entre os usuários de raios como um aplicativo de bitcoin totalmente destaque e inovador. Ele consistentemente integrou a tecnologia de pagamentos de ponta, como pagamentos denominados por caixa eletrônico e integração de nariz, enquanto balançava seu esquema de cores vermelho e preto.
Após a parada dos desenvolvedores de carteira de Samourai e o consequente efeito assustador no desenvolvimento da carteira de auto-sustentação de bitcoin, a Mutiny Wallet anunciou que estaria pôr do sol no projeto, demonstrando uma incrível capacidade técnica e deixando para trás um sofisticado conjunto de ferramentas de software de código aberto para a iluminação, a nariz e a ecossistema de enxágios.
Nifty (Bitcoin ++)
Como um desenvolvedor de Bitcoin e Lightning, Nifty se tornou famosa por seus esforços de educação em desenvolvedores via Base 58, seus eventos de desenvolvedor de renome mundial chamados Bitcoin ++, sua ética de trabalho implacável, impressionante cronograma de viagens e, claro, seu charme, reunindo comunidades de desenvolvedores de Bitcoin em todo o mundo, várias vezes um ano.
A Nifty rapidamente se tornou uma figura reconhecida e influente no ecossistema de start-up do Bitcoin, incluindo um assento no Conselho de Administração da OpenSats, uma instituição de caridade pública focada no financiamento de projetos de bitcoin de código aberto de todos os tipos, com um foco especial no NOSTR-o protocolo de mídia social nativo do Bitcoin. Em sua jornada para o estrelato, ela passou um tempo significativo no Pleblab e ainda é frequentemente visto nos eventos de Austin Bitcoin.
Falando nisso, o próximo evento de Nifty Bitcoin ++ estará em Austin, TX, de 7 a 9 de maio, mergulhando profundamente no Bitcoin Mempool.
Super teste
Um membro inicial da cena do Plelab e Bitcoin Austin, o Supertestnet apareceu do nada em 2021, dominando rapidamente a arte de criar protótipos de bitcoin em JavaScript. Desde então, ele implementou tecnologias de bitcoin de ponta, como o BITVM, até participando do primeiro pool da ARK Mainnet, a única outra solução de escala de camada de bitcoin não-custodial e é um usuário ávido de X e Nostr.
Os muitos projetos de código aberto da Supertestnet, a paixão pelo Bitcoin e a integridade inabalável concederam-lhe um rápido reconhecimento no ecossistema de start-up do Bitcoin e provavelmente uma menção justa nos anais da história do Bitcoin.
Caskrot
Liderado por Jim, engenheiro de IA e implacável Bitcoin Maxi, a missão da Cascdr é trazer o poder da IA e do Bitcoin junto com fortes fundações de privacidade e um conjunto completo de aplicativos e fluxos de trabalho legais. Seu sucesso mais recente é o PullthatupJamie.ai Um mecanismo de pesquisa de podcast que transcreve conteúdo de voz, tornando -o pesquisável e facilitando a criação de clipes compartilháveis de podcast.
Íngreme
Liderado por Keith, o Branta é uma empresa de segurança cibernética focada em limitar os ataques de manipulação de homens de bitcoin, como a injeção de endereços ou faturas maliciosas em uma interface de comerciante. Crescido do acelerador do Pleblab, Branta já teve aumentos de bem-estar bem-sucedidos e foi um finalista dos cinco melhores no concurso dos principais construtores.
Topher
Um renomado desenvolvedor de Bitcoin por si só e regularmente no Pleblab, a Topher enviou uma variedade de ferramentas de bitcoin de código aberto, como Tapscript, uma biblioteca para gerenciar a torre, assinaturas de schnorr e transações de bitcoin.
Entre outras coisas, Topher e Austin (desenvolvedor de aplicativos) estão atualmente trabalhando no Frostr, uma solução -chave para identidades digitais privadas. Especificamente, o Frostr é construído para resolver questões do tipo em Nostr, o protocolo de rede social adjacente do Bitcoin que se tornou muito popular entre os usuários do Bitcoin. Ele reimagina o “geada”, o novo e crescente padrão de placas de digitação nas carteiras de bitcoin e o usa para resolver problemas de rotação importantes no nariz. Um pouco de um projeto técnico, mas que acredito ser profundamente útil e estarei abrangendo com mais detalhes muito em breve.
Christopher David, agentes abertos
Christopher, desenvolvedor e empreendedor experiente de Bitcoin, está atualmente trabalhando em agentes abertos, uma plataforma de IA com profunda integração com processos Git, agitando uma estética de ciférico escuro e um forte foco na privacidade de seus usuários.
Existem muitos outros projetos que estão em desenvolvimento ou passaram pelo PleBlab ao longo dos anos, se você estiver interessado, pode encontrá -los em Pleblab.dev.
Como bônus, vou deixar você com este legal Revista Bitcoin Yoyo, eu encontrei no Pleblab.