Neste ponto do filme, tenho certeza que muitos de vocês já estão cientes de que Sempre que tiramos uma foto, certas informações ocultas são incluídas nela.. A imagem mostra o que é conhecido como metadados. E você sabia que quando compartilhamos todas essas fotos nas nossas redes sociais, essa informação também é compartilhada?

Antes de começarmos, vamos esclarecer uma coisa: em princípio, os metadados são completamente inofensivos. Embora, sim, sempre possa haver alguém que saiba como usar essas informações para nos prejudicar de uma forma ou de outra. Portanto, em muitos casos, O mais aconselhável é excluí-los e livrar-se deles diretamente.. Algo bastante lógico, por outro lado, certo?

O que são exatamente metadados de imagem?

O que é comumente conhecido como metadados é eles Dados EXIF de uma imagem. A sigla em inglês corresponde a “Formato de arquivo de imagem intercambiável” ou “Formato de arquivo de imagem intercambiável”” e sua função, basicamente, é coletar informações técnicas de uma imagem ou fotografia.

Para fins práticos, os dados EXIF ​​de uma imagem incluem informações como esta:

  • Marca e modelo da câmera.
  • Data e hora.
  • Tipo de compressão, resolução e profundidade de bits da imagem.
  • Abertura máxima, intensidade do flash, velocidade ISO e tempo de exposição.
  • Origem da imagem, autores, Direitos Autorais.

De entrada, Esta informação parece bastante inofensiva., e também nos ajuda a reivindicar nossos direitos autorais caso alguém roube uma foto nossa. Não é ruim.

Alguns dos metadados que podemos encontrar em qualquer imagem.

O problema é que alguns dispositivos permitem que outros tipos de informações adicionais sejam adicionadas às imagens. Por exemplo, suponha que tiramos uma foto com a câmera do nosso celular. com localização ou serviço GPS ativado e carregamos no Facebook ou Instagram.

Nesse caso a imagem é capaz de coletar nossa geolocalização e quem quiser nos dificultar poderá analisar os metadados e identificar a cidade ou mesmo a casa onde moramos. Isso não parece mais tão bom, não é?

Para você ter uma ideia de como é fácil descobrir a localização de uma fotografia:

  • Instale um aplicativo no seu celular para editar metadados, como Editor de fotos EXIF. É gratuito e está disponível no Google Play.
  • Abra o editor EXIF ​​que você acabou de instalar e carregue a foto que deseja analisar.
  • Nos detalhes da imagem você verá um campo que indica a geolocalização da imagem.

É simples assim e sem a necessidade de nenhum tipo de conhecimento técnico (podemos ver com mais detalhes como funciona esse processo em ESTE OUTRO POST).

Como excluir todos os metadados EXIF ​​de uma imagem ou fotografia

Imagine que você tem uma câmera SLR digital e tira fotos com ela há anos. Qualquer pessoa que tenha uma cópia digital de alguma de suas fotos poderá ver a marca e o modelo da sua câmera e até mesmo seu número de série em alguns casos. Com isso você poderá acompanhar e comparar o restante de suas fotos na internet, ou até mesmo aprender seus truques como fotógrafo.

A NSA americana também confessou que eles usam metadados como fonte de informação e identificação de pessoas, algo que sem dúvida nos deve fazer refletir sobre a extensão da nossa privacidade. Mas vamos ao que importa, Como nos livramos dos malditos metadados?

Excluindo metadados do Windows Explorer

Se tivermos um PC com Windows 10 (ou versões anteriores), A exclusão de metadados pode ser feita facilmente. Não precisamos instalar nenhum programa adicional, basta localizar a imagem e seguir os seguintes passos:

  • Clicamos com o botão direito na imagem e clicamos em “Propriedades”.
  • Passamos para o “Detalhes”. É aqui que os metadados da imagem são exibidos.
  • Para excluir todos os dados EXIF, clique em “Remover propriedades e informações pessoais”.
  • Uma nova janela se abrirá. Nele, a opção “Crie uma cópia com todas as propriedades possíveis removidas”. Se selecionarmos “Aceitar”, a referida cópia será criada com todos os metadados removidos.
  • Se, por outro lado, marcarmos “Remova as seguintes propriedades…”podemos escolher seletivamente os metadados que não queremos que apareçam na imagem.

Se você usa um editor de imagens, também é fácil

Se trabalharmos com editores de imagens também poderemos filtrar de forma simples os metadados que armazenamos.

Se usarmos o Photoshop só precisamos selecionar a imagem inteira (Ctrl+E ó Ctrl+A), copie e cole-o em um novo documento. Este novo documento não salvará nenhum dos metadados da imagem original. Podemos verificar em “Arquivo -> Informações do arquivo”.

Para outros programas de edição como o GIMP, basta exportar a imagem desejada para o formato JPG. Quando estivermos na janela de exportação, desmarcaremos a opção “Opções avançadas -> Salvar dados EXIF”.

Como excluir metadados de uma foto do seu celular

O mais normal é que tiremos a maioria das fotos com o nosso telemóvel. Portanto, é muito mais prático em alguns casos poder deletar os metadados diretamente do smartphone.

Algumas câmeras permitem a exclusão de determinados dados, como localização, no caso da Xiaomi. Outros oferecem mais configurações, e a maioria dos smartphones simplesmente não permite restringir nada quando se trata de dados EXIF.

Nas configurações de algumas câmeras podemos brincar com coisas como registro de localização

A coisa mais eficaz, sem dúvida, é usar um aplicativo de terceiros para excluir metadados. No Android temos vários aplicativos, como o mencionado acima Editor de fotos EXIF ó Kit de ferramentas EXIF. Para usuários do iPhone, encontramos o aplicativo Metafo.

Como excluir metadados de várias imagens de uma só vez

Se tivermos problemas para remover os metadados da nossa coleção de imagens individualmente, o mais fácil é usar Purificador de lote Lite.

Esta aplicación para Windows permite exclua metadados de várias imagens JPEG de uma só vez. É uma ferramenta freeware e muito fácil de usar, por isso seu uso é totalmente recomendado.

Resumindo, se pensamos em ganhar um pouco mais de privacidade e garantir a integridade das informações que carregamos nas nossas redes sociais, nada melhor do que limpar os metadados das fotos que partilhamos na Internet. Não é uma questão de ficar paranóico, mas um pouco de cautela nunca é demais.

Como excluir metadados de uma foto no Mac

Se tivermos um computador Apple com sistema macOS, o processo é um pouco mais complicado do que no Windows. Os Macs permitem nativamente excluir os metadados de uma imagem, mas apenas aqueles relacionados à localização. Se quisermos excluir quaisquer outros metadados, teremos que instalar um aplicativo de terceiros como o ImageOptim.

  • Abra a imagem do seu Mac no modo de visualização.
  • Escolher “Ferramentas -> Mostrar Inspetor«.
  • Clique na aba de informações (i).
  • Clique na aba «GPS» e selecione «Limpar informações de localização«. Nota: Se não houver aba GPS, significa que a fotografia não possui esses dados registrados.
No caso desta foto, não há aba GPS: os metadados não salvaram a localização da imagem.

Para remover outros metadados da fotografia podemos instalar o programa ImageOptim, que é gratuito e está disponível para download de seu site oficial.

É melhor prevenir do que remediar: desative os metadados da câmera móvel

A maior parte dos metadados registrados nas fotografias digitais atuais vem da câmera do nosso telefone, que é o dispositivo que a maioria das pessoas usa para tirar fotos. Se você não quer perder tempo removendo metadados de suas fotos, uma boa maneira de evitá-lo é desabilitando dados de localização da câmera.

Dependendo do aplicativo de câmera que instalamos, o processo pode variar um pouco, embora os passos que devemos seguir sejam sempre os mesmos:

  • Abra o aplicativo da câmera no seu smartphone.
  • Entre no menu “Opções” ou “Configurações” para acessar o menu de configuração da câmera.
  • Desative a guia “Salvar local”.

Na captura de tela acima, usamos o aplicativo de câmera do Google para telefones Pixel como exemplo. Caso você não encontre uma opção semelhante no seu aplicativo de câmera, você pode resolver isso entrando no menu de configurações gerais do Android e removendo a permissão de localização.

  • Entra em “Localização -> Permissões de localização do aplicativo”. Nota: Se você possui uma versão mais antiga do Android, encontrará as permissões de localização no menu “Aplicativos”.
  • Localize o aplicativo “Câmera“, clique nele e ative a caixa “Não permitir”.

Assim de simples. Desta forma, se a aplicação não tiver acesso à localização GPS do seu telemóvel, não poderá guardar essa informação nos metadados das fotografias que tira com a câmara.