Continua após a publicidade.
ad

Conforme anunciamos em abril de 2023, o WhatsApp vem preparando um novo recurso chamado “Canais” há algum tempo e há alguns dias Agora está disponível globalmente para todos.

Como você pode imaginar pelo nome, esse é um recurso praticamente idêntico aos canais do Telegram… mas no WhatsApp. Basicamente estamos perante uma ferramenta de divulgação que os meios de comunicação e influenciadores podem utilizar para manter os seus seguidores informados de todas as notícias que publicam. Da mesma forma, as empresas também podem utilizar os canais do WhatsApp para avisar seus clientes sobre quaisquer ofertas, alterações no serviço ou atualizações relevantes.

Continua após a publicidade..

Como criar seu próprio canal no WhatsApp

Antes de começar, lembre-se que para criar um canal WhatsApp Você precisa ter o aplicativo atualizado para sua versão mais recente. E um na Google Play Store ah a loja de aplicativos iOS e atualize o WhatsApp caso ainda não veja a opção Canais disponível (você encontra os canais em “Notícias” no menu inferior do aplicativo).

Outro detalhe importante é que a opção de criar canais ainda não está disponível para todos. Na Espanha, por exemplo, hoje os usuários com uma conta padrão do WhatsApp podem pesquisar e ingressar em canais, mas ainda não têm a possibilidade de criar seu próprio canal.

Continua após a publicidade..

Android

Portanto, se você já possui o WhatsApp atualizado e a criação de canais está habilitada em seu país, você pode seguir estes passos para registrar um novo canal do WhatsApp a partir de um dispositivo Android.

  • Abra o aplicativo WhatsApp e no menu inferior clique em “Novidades”.
  • Clique no “botão+” que você verá logo no início da seção “Canales”No lado direito e selecione“Novo canal”.
  • Na próxima tela clique em “Começar”E siga as instruções.
  • Para finalizar a criação do canal, coloque um nome, uma descrição e adicione um ícone (você pode escolher uma imagem do seu telefone ou internet).
  • Depois de ter tudo pronto, toque em “Criar canal”Para registrar o canal.

Iphone

O processo de criação de um canal WhatsApp em dispositivos iOS é praticamente idêntico ao do Android, com algumas pequenas alterações na nomenclatura das opções de configuração.

Publicidade
  • Abra o WhatsApp e toque em “Novidades”No menu inferior.
  • Clique no “ícone+”E escolha“Criar canal”.
  • Em seguida, clique em “Começar”E siga as instruções para registrar seu canal.
  • Dê um nome ao canal, adicione uma descrição e atualize o ícone do canal com uma imagem.
  • Por fim, clique em “Criar canal” para finalizar.

WhatsApp Web e desktop

Se você usa o WhatsApp em um PC desktop, seja na versão web para navegadores ou na versão desktop, siga estes passos para registrar seu canal.

  • Clique no ícone Canais que você verá na área superior esquerda, logo acima de suas conversas.
  • Clique no ícone “+”E escolha a opção“Criar canal”.
  • Siga as instruções na tela e personalize seu canal definindo um nome, uma descrição e uma imagem para o ícone do canal.
  • Para finalizar clique em “Criar canal”.

Como fazer postagens no seu canal do WhatsApp

Agora que você já cadastrou e cadastrou seu canal, é hora de criar sua primeira publicação. Claro, você deve ter em mente que os canais são apenas uma ferramenta de divulgação, o que significa que seus seguidores não poderão deixar comentáriosbasta ler o que você está publicando.

Além disso, todos os canais são públicos: quem pesquisar seu canal no WhatsApp poderá ver as atualizações dos últimos 30 dias, ou ver todas as atualizações no momento em que decidir entrar no canal. Por serem canais públicos, o conteúdo que você publica Eles nunca serão criptografados de ponta a ponta.

Dito isto, a forma como você publica conteúdo em um canal é muito semelhante à de conversar com um amigo. Basta ir em “Notícias”, clicar no seu canal para abri-lo e criar uma atualização por escrito ou clicar no ícone do clipe para compartilhar imagens ou vídeos. Assim de simples.