Você já se perguntou onde estão os arquivos do sistema Android? Ao contrário de outros sistemas operacionais como o Windows, no Android (que por sua vez é baseado no Linux) os arquivos do usuário e arquivos do sistema são salvos em partições diferentes.
Para se ter uma ideia, as partições são algo como os diferentes compartimentos ou “gavetas” dentro do “grande armário” que é a memória interna do nosso dispositivo Android. No total, o Android possui 7 partições:
- /bota: Esta é a partição usada para inicializar o telefone.
- /sistema: É aqui que são salvos todos os arquivos relacionados ao funcionamento do sistema operacional.
- /recuperação: como o nome sugere, esta é uma partição de inicialização alternativa para fazer recuperações instalando atualizações, redefinições de fábrica, limpando o cache do sistema e muito mais.
- /dados: Esta é a partição onde todos os dados do usuário, como contatos, mensagens, configurações e aplicativos são salvos.
- /armazenar: esta partição é onde são salvos os documentos pessoais do usuário, como imagens, vídeos, arquivos baixados e muito mais.
- /cache: Os arquivos temporários do sistema que usamos regularmente são salvos aqui.
- /misc.: Partição que armazena vários dados, como dados da operadora, configurações de região e outras configurações de hardware.
Portanto, se quisermos acessar os arquivos do sistema Android, teremos que acessar a partição “sistema”. Assim, se tivermos permissões de administrador podemos modificar determinados arquivos para que nosso celular funcione de forma diferente.
E que usos práticos isso realmente tem? Bem, alguns. Por exemplo, podemos alterar o funcionamento da bateria, da antena, reconfigurar as configurações da tela ou mesmo do processador, entre muitas outras coisas.
Como inserir os arquivos de sistema ou arquivos “root” do Android
Como você pode imaginar, a partição do sistema é muito delicada e é por isso que por padrão não podemos acessá-la ou fazer nenhuma modificação nela. Para gerenciar esta partição Precisaremos do que é conhecido como permissões de root ou permissões de administrador no dispositivo.
Cada dispositivo Android é diferente e requer procedimentos diferentes para fazer root no telefone. A melhor coisa que você pode fazer é pesquisar na Internet sobre como torcer pela marca e modelo exatos do seu smartphone.
Você pode aprender mais sobre como fazer root no seu Android através destes outros artigos:
Lembre-se em qualquer caso que fazer root anula a garantia do telefone. Além disso, é um processo que, se der errado, pode danificar o telefone e inutilizá-lo.
Instale um explorador de arquivos raiz
Dito isto, se o nosso smartphone já estiver enraizado e quisermos acessar os arquivos que ele contém, tudo o que precisamos é un explorador para usuarios root. Para fazer isso, você pode instalar um explorador de arquivos com acesso root, como Solid Explorer, Total Commander ou X-plore File Manager.
Depois de instalar o explorador de arquivos, basta abri-lo e Vá para a pasta “System” ou “Root” (pode aparecer com nomes diferentes). É simples assim: uma vez dentro você pode modificar ou editar os arquivos que achar necessários.
Por fim, deixo uma lista com alguns dos melhores aplicativos que você pode usar se tiver seu smartphone com permissões de root. Caso você se arrependa e queira voltar atrás, não esqueça de dar uma olhada no tutorial “Como remover permissões de root no Android”.
Vejo você na próxima postagem!