Continua após a publicidade.
ad

Você sabia que uma mesa ou sala bagunçada tem um impacto psicológico no seu cérebro? Os efeitos de um ambiente dominado pelo caos reduzem até a sua criatividade. Nós explicamos para você.

Torres de copos de café usados, mesas dominadas pela anarquia, papéis não classificados, caixas aqui e ali, materiais de escritório espalhados… Você já trabalhou em um ambiente dominado pelo caos? A maneira como a desordem afeta a produtividade pode elevar seus níveis de cortisol às alturas. E o impacto psicológico é significativo.

Ora, é verdade que cada pessoa processa tal desarmonia perceptiva de uma maneira diferente. Contudo, em média, O cérebro humano experimenta estresse e sobrecarga cognitiva nesses tipos de espaços. O humor fica mais irritável e até a concentração piora gradativamente. A seguir, sugerimos que você se aprofunde no tema.

Continua após a publicidade..
ad

“Com ordem e tempo você encontrará o segredo para fazer tudo, e bem feito.”

~ Pitágoras ~

Maneiras como a desordem afeta a produtividade

Com certeza você também adoraria ter uma Marie Kondo para cuidar da organização da sua casa e até do local onde você trabalha. Mas, às vezes, a realidade é muito diferente e a falta de tempo ou a preguiça traz consigo aquele monstro silencioso do caos que boicota tudo. Tal cenário domina mais de uma organização de trabalho e isso pode piorar o seu bem-estar de várias maneiras.

Um exemplo. Na revista Meio Ambiente e Comportamento Eles descrevem como uma cozinha caótica altera a dieta correta de seus usuários. Qualquer ambiente dominado pela desordem afetará sua atitude e aumentará os níveis de estresse. Então, realizar a sua jornada de trabalho em um habitat com essas características terá um custo. Listaremos os efeitos abaixo.

1. Distração

O nível de atenção do cérebro é muito limitado. Às vezes, o menor estímulo – como uma notificação no celular – interrompe seu foco mental. Então, A menor desordem ou elemento extraviado coloca instantaneamente o seu olhar naquele ponto. Se o caos for intenso, a distração terá maior valência e o desempenho diminuirá.

Além do mais, em Neurociência Humana apontam que interrupções e distrações frequentes afetam a memória de trabalho. Ou seja, a competência-chave que facilita a execução de tarefas complexas, retendo e gerenciando informações, será mais pobre. A desordem afeta a produtividade e esta é uma variável que toda organização deve levar em consideração.

Continua após a publicidade..
ad

2. Perda de tempo

Não há estudos sobre isso, mas O número de horas perdidas em uma organização devido à desordem é imenso. Na verdade, poucas realidades são mais frustrantes do que precisar de um determinado relatório ou ferramenta e não encontrá-lo. Gastar um tempo valioso nesta tarefa, em vez de dedicá-lo a funções produtivas, também é uma forma de perder dinheiro.

3. A motivação diminui

Você vai gostar de saber que a ciência está cada vez mais interessada em entender como a desordem afeta a produtividade. Uma investigação publicada em Construção e Meio Ambiente indica que os ambientes físicos de trabalho têm uma ligação direta com o bem-estar e o desempenho dos funcionários. Tanto é que, Às vezes, até mesmo uma mesa muito desorganizada causa sérios danos mentais.

Essa falta de equilíbrio perceptivo fará com que você acredite que há muitas coisas que estão fora do seu controle. É uma sensação desconfortável e estressante que penetra em você. Desta forma, se tal panorama de caos e anarquia continuar ao longo do tempo, a sua motivação será afetada. O humor diminui, surge o desconforto e o comportamento torna-se passivo e sem iniciativa.

Em geral, pessoas com mesas muito bagunçadas geram menos confiança no restante do ambiente de trabalho e passam uma imagem de serem menos conscientes, eficazes e responsáveis.

4. Estresse e ansiedade

Tenha sempre um aspecto em mente. O cérebro é um órgão muito sensível a tudo o que acontece no seu ambiente. Sons, cheiros, sensações e estímulos perceptivos dominados pelo caos podem afetar você. Caso o distúrbio seja persistente, seus níveis de cortisol aumentarão.

Isso se traduz em estresse porque você sentirá que há uma quantidade infinita de trabalho a fazer. Porém, devido à bagunça geral, você não saberá por onde começar. Este foco emocional e mental reduzirá progressivamente a sua produtividade.

5. Enfraqueça sua criatividade

Certamente, em algum momento, você leu ou recebeu informações sobre como a desordem aumenta a criatividade. A verdade é que, depois que essa afirmação ganhou grande popularidade como resultado de um estudo, mais trabalhos foram realizados para apoiar ou negar tal correlação. Fronteiras em Psicologia publicaram os resultados a esse respeito, refutando essa ideia.

A desordem no espaço de trabalho não melhora a criatividade e o desempenho cognitivo. Os efeitos não são significativos. É possível que algumas pessoas estejam acostumadas a trabalhar em palcos ou em mesas sem ordem e isso não altere seu desempenho. Mas usualmente, Um espaço caótico sobrecarrega a mente e dificulta o pensamento inovador.

Publicidade
ad

6. Dificulta o estabelecimento de prioridades

“Por onde começo?”. “O que eu deveria fazer agora?” «Onde estará o relatório do mês passado? Procuro ou devo continuar com o outro balanço trimestral? A desordem torna difícil identificar e priorizar tarefas importantes. Sem uma organização clara, você não saberá onde concentrar sua atenção e esforços. É um contexto aniquilador, não há dúvida.

7. Problemas interpessoais

As pessoas muitas vezes subestimam o impacto dos ambientes físicos no bem-estar emocional. Mesmo que você trabalhe em um ambiente de trabalho onde nada está em seu lugar e a desordem é máxima, é muito possível que você tenha passado por algum conflito. Discussões, culpar uns aos outros por não encontrarem algo ou irritabilidade são abundantes. Explicamos o porquê:

  • A falta de ordem impede um trabalho eficaz e coordenado.
  • Estresse e desconforto causam falta de paciência e perda de coragem.
  • Desordem e sujeira geralmente andam juntas. Isso causa desconforto geral.
  • A comunicação fica ruim quando os funcionários estão estressados.
  • É difícil estabelecer prioridades e surgem problemas na obtenção de acordos.

8. Procrastinação

Existe uma ligação significativa entre desordem e procrastinação. Quando a desorganização reina e o desânimo é máximo, é comum adiar tarefas. Essa visão de desarmonia permanente extingue a motivação e faz com que você prefira deixar para amanhã certas atividades urgentes, porque hoje lhe falta ânimo. É uma realidade psicológica que leva ao desânimo.

9. Reduz a confiança

Trabalhar numa empresa definida pela desordem não só transmite uma má imagem, como também aumenta a desconfiança. Os funcionários não estarão comprometidos com a organização e as saídas serão frequentes. O desempenho e a produtividade não atingirão níveis elevados se este cenário continuar, esta anarquia onde é difícil realizar o trabalho com eficiência.

10. Impacto na saúde física

A forma como a desordem afeta a produtividade tem grande impacto na esfera emocional. Agora, tenha em mente que Sua saúde física também pode ser afetada se você passar muitas horas nesse tipo de contexto. De Boletim de Personalidade e Psicologia Social Um ambiente doméstico bagunçado pode elevar o hormônio do estresse.

Se esse contexto for o mesmo por semanas, meses e anos, surgem problemas de saúde. Quando os níveis de adrenalina e cortisol permanecem elevados, ocorre insônia, doenças cardiovasculares, dores musculoesqueléticas… É uma realidade silenciosa e de grande impacto.

O cérebro precisa de harmonia para funcionar

Nos últimos anos, As organizações exploram novas maneiras de melhorar o ambiente de trabalho, a fim de aumentar o bem-estar dos funcionários. Você não precisa trabalhar no Vale do Silício para desfrutar de um ambiente propício à criatividade e ao desempenho. Todo gestor deve estar atento a esse fator que, sem dúvida, faz parte dos protocolos básicos de bem-estar de uma empresa.

Por outro lado, há uma variável que queremos lembrar. Se você trabalha em casa e tem dificuldade em manter a ordem, analise seu humor. Muitas vezes, Por trás de um cenário dominado pelo caos, existe uma mente que sofre ou está angustiada. Não hesite em pedir ajuda se precisar. Você merece estar bem para ter o melhor desempenho.