É assim que você pode habilitar o ChatGPT no Alexa graças a esta habilidade

Agora que o ChatGPT está na boca de todos e sabemos um pouco melhor sobre tudo o que é possível fazer com esse chat de inteligência artificial, muitos vão pensar que a Alexa ficou obsoleta.

Embora a IA da Amazon funcione mais como um assistente virtual, a verdade é que a nível conversacional o “cérebro” do ChatGPT é muito mais avançado e tem uma maior base de conhecimento.

Felizmente, existe uma habilidade ou aplicativo para Alexa que permite torná-lo um pouco mais inteligente, integrando-o ao mecanismo ChatGPT. Essa habilidade é chamada Bate-papo profissional, fala em espanhol perfeito e funciona da mesma forma que o chat OpenAI, mas usando comandos de voz.

Para começar a usar o ChatGPT com Alexa basta instalar a habilidade Chat Pro.

  • Abra o aplicativo Alexa em seu smartphone.
  • No menu inferior clique em “Avançar“você tem um”Habilidades e jogos”.
  • Procure a habilidade “Bate-papo profissional”E clique nele.
  • Toque em “Permitir uso”Para ativar a habilidade.
  • Por fim, conceda as permissões solicitadas clicando em “Salvar permissões”. Aviso: a única permissão que você precisa é a permissão por e-mail, para poder nos enviar respostas por e-mail, se solicitarmos.

Depois de instalar a habilidade, podemos começar a usá-la com Alexa automaticamente. Para fazer isso, iremos ao assistente Amazon com o comando “Alexa, abra Chat Chat Pro”.

A partir daqui podemos conversar com Alexa como faríamos com ChatGPT, mais especificamente com o modelo GPT-3.5. A única coisa que devemos ter em mente é que na sua versão gratuita só podemos receber respostas de no máximo 80 palavras.

Este é um pequeno problema, pois a menos que façamos perguntas muito concisas, a IA deixará todas as respostas pela metade. Algo que só se resolve se subscrevermos a versão premium, que tem um custo (embora bastante baixo) de 1,20 euros mensais.

Outro detalhe um pouco chato é que ao final de cada resposta o chat nos responderá com um “Quer continuar conversando?”, o que diminui bastante a fluidez das conversas. Infelizmente não é algo que parece ter uma solução simples, pois sem essa mensagem de confirmação sairíamos automaticamente da aplicação e teríamos que reabrir a habilidade desde o início.

Em qualquer caso, ao nível do conteúdo é uma habilidade muito interessante. Ele permite que você faça perguntas que hoje são simplesmente impossíveis com a versão padrão do Alexa. Além disso, também possui comando de voz para que envie-nos a última conversa por escrito para o nosso email. Nota: para utilizar esta funcionalidade é necessário fornecer o nosso endereço de email.

Resumindo, um utilitário para Alexa que tem muito potencial e alguns outros detalhes para polir, mas que neste momento só podemos recomendar na sua versão premium se quisermos utilizá-lo com frequência, tendo em conta o quão limitada é a versão gratuita em esses momentos (algo lógico por outro lado, sabendo que a API ChatGPT para desenvolvedores é uma ferramenta paga).

Vejo você na próxima postagem!