Continua após a publicidade.
ad

O governo brasileiro quer evitar tragédias envolvendo pandemias no futuro: o Novo PAC, programa de desenvolvimento criado pelo governo federal, vai investir cerca de R$1 bilhão em um complexo de um laboratório especializado em combater doenças altamente transmissíveis e de alto risco.

Intitulado Orion, este será o primeiro laboratório de máxima contenção biológica (NB4) da América Latina. Trata-se de uma etapa importantíssima para o desenvolvimento científico brasileiro, uma vez que já existem outros 60 laboratórios do tipo ao redor do mundo.

Continua após a publicidade..

Será possível realizar pesquisas avançadas com patógenos de alta periculosidade, também conhecidos como “Classes 3 e 4”. As ameaças poderão ser isoladas e acompanhadas em tempo real por uma equipe de especialistas, que serão responsáveis pelo desenvolvimento de vacinas e de outros tipos de tratamento e técnicas de prevenção.

Na velocidade da luz

O complexo será o primeiro no mundo a ter acesso a três linhas de luz exclusivas do Sirius, a fonte de luz síncrotron mais brilhante do planeta. O acelerador de partículas está localizado no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, São Paulo.

Continua após a publicidade..

A radiação síncrotron é uma forma de luz muito intensa que permite o estudo de materiais em escala atômica e molecular: por meio dela, estruturas de vírus, proteínas e outras biomoléculas destes patógenos poderão ser estudadas de uma forma nunca antes vista. 

Esta tecnologia permitirá ao Brasil grandes oportunidades no estudo de patógenos de alto risco, podendo, inclusive, transformar o país em um destaque no campo de pesquisas NB4.

Publicidade

Características do laboratório

O complexo terá cerca de 20.000 metros quadrados e deverá ficar pronto até 2026. Após a conclusão da obra, o Orion terá de passar por rigorosos procedimentos de comissionamento técnico e científico para iniciar suas operações.

A verba disponibilizada para a execução do projeto é de responsabilidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), além do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI).

Sobre o PAC

Lançado em 2007, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) busca acelerar o crescimento econômico do Brasil e melhorar a qualidade de vida da população. 

No dia 11 de agosto deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou o Novo PAC. O projeto prevê até R$1,7 trilhão em investimentos até 2026, data em que deverá ser concluída a construção do Orion e da Fase 2 do Sirius.

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e apaixonado por tecnologia, atualmente trabalho com projetos web e tenho orgulho de ser o idealizador do site Solte a Palavra.