Este artigo também está disponível em espanhol.
Em sua última atualização em vídeo, o analista de mercado de longa data e o trader de “ciclo de quatro anos”, auto-descrito, Bob Loukas, entregou um detalhamento da trajetória atual do Bitcoin. Apesar de uma retração de aproximadamente 22% de sua recente alta de todos os tempos, Loukas afirma que a ação de preço da criptomoeda principal permanece “nada que nunca vimos antes”.
Loukas abriu seu vídeo reconhecendo a crescente ansiedade entre os comerciantes após a queda do Bitcoin de cerca de US $ 110.000 para a faixa de US $ 80.000 em meados de US $ 80.000. No entanto, ele enfatizou que tais balanços são uma parte natural da volatilidade característica do Bitcoin. “Ao gravar este vídeo Bitcoin’s em US $ 87.000, abaixo de uma alta histórica de cerca de US $ 110.000 … que historicamente, mesmo para esse ciclo de quatro anos, está basicamente certo nas médias […] Um rebaixamento de 20% da alta ”, afirmou.
Ciclos de quatro anos do Bitcoin
Enquanto Loukas enfatizou que as correções de intracicle dessa magnitude “não deveriam ser necessariamente uma grande surpresa”, ele também reconheceu que as quedas mais profundas permanecem possíveis no curto prazo. Em sua avaliação, uma cascata temporária em relação a US $ 80.000 ou mesmo em meados de US $ 70.000-que refletiria em torno de uma retirada de 30%-não seria descartada:
“Não há razão para que esse movimento atual não possa cair até os US $ 80.000. Há uma chance mais externa de que também possa cair nos US $ 70.000 – talvez US $ 75.000 ou US $ 73.000. Isso ainda está dentro da faixa de volatilidade histórica do Bitcoin. ”
Segundo Loukas, esses movimentos corretivos representam uma rotina “Redefinição do medo”. Ele afirma que os compradores tardios no aumento anterior costumam capitular durante tais retações. No entanto, no contexto da tendência mais ampla do Bitcoin, ele argumenta que essas fases historicamente abriam o caminho para comícios novos.
Leitura relacionada
Loukas enquadra principalmente sua análise em torno de um ciclo de quatro anos, que ele subdivide em “ciclos semanais” mais curtos de aproximadamente seis meses cada. A cada ciclo semanal, ele diz, normalmente sobe por dois terços de sua duração e depois recusa pelo restante, redefinindo o sentimento. Embora a retração atual perturbe muitos comerciantes, Loukas considera consistente com o padrão cíclico de longa data do Bitcoin:
“A menos que você acredite que o ciclo de quatro anos tenha atingido o pico-o que eu não-vejo isso como um dos ciclos semanais normais e oscilantes. É o mesmo E e Flow que testemunhamos tantas vezes. ”
Loukas revelou que sua primeira meta de venda para o portfólio de modelos é de cerca de US $ 153.000 por bitcoin, dependente de onde esse fundo de declínio atual. A partir de meados de US $ 80.000, seu cenário de linha de base projeta um movimento potencial de 80% para cima durante o próximo aumento de várias semanas. Ele enfatizou que esse número pode ser revisado, dependendo da baixa queda de bitcoin durante a atual correção.
Crucialmente, Loukas observou que ele permanece aberto à possibilidade de que o topo possa estar se o próximo rebote vacilar em um padrão conhecido como “ciclo semanal fracassado”. Ele explicou que, uma vez que o Bitcoin estabelece uma nova baixa de curto prazo-potencialmente perto de US $ 80.000 ou em US $ 70.000-o próximo teste do mercado será sua recuperação. Se esse salto não superar a alta anterior, perto de US $ 110.000 e subsequentemente prejudica o baixo recém -estabelecido, ele sinalizaria uma desvantagem mais profunda:
“Se virmos um movimento acentuado de contra -tendência que rola rapidamente, retira o novo ciclo semanal baixo, isso é extremamente preocupante. Isso indicaria uma mudança na tendência e, possivelmente, que o ciclo de quatro anos já tenha atingido o pico. ”
A dissociação de Bitcoin e Altcoins
Embora Loukas tenha mencionado brevemente o mercado de Altcoin, ele destacou como esse ciclo parece estar divergindo de Altcoin Frenzies do passado. Loukas descreveu um “desacoplamento significativo” do Bitcoin de outros ativos digitais, observando a falta de interesse de varejo ou institucional sustentado na maioria dos tokens alternativos: “Não há um caso de varejo, não há um fluxo de varejo … tantas narrativas (altcoin) chegaram e se acessa … Parece que a moeda Trump era o topo disso, o que provavelmente não se surpreende em Hindsight”.
Ele sustenta que o Bitcoin, enquanto isso, está sendo cada vez mais visto como uma classe de ativos distintos e mais maduros, capturando o interesse de fundos de pensão, gerentes soberanos e instituições bem fora da esfera tradicional de “criptografia”.
Leitura relacionada
De acordo com Loukas, o gráfico mensal do Bitcoin não mostra sinais conclusivos de um ciclo. Ele continua convencido de que o mercado não jogou completamente a etapa final de sua histórica tendência de touros de quatro anos, que, em ciclos anteriores, culminou cerca de 35 meses após o último mercado de baixa baixa.
Por contexto, ele apontou que a baixa do ciclo atual tomou forma no final de 2022, colocando o próximo pico potencial no outono ou no início do inverno de 2025, se seguir o precedente estabelecido: “Estamos no terceiro ano do ciclo. Em termos de tempo, se isso segue as estruturas anteriores de quatro anos, temos outra perna mais alta, possivelmente agressiva, chegando ao final de 2025. Mas nenhum ciclo é garantido para rimar perfeitamente. Ficamos alertas e procuramos os sinais de alerta de um top final – até então, não vejo razão para mudar a visão otimista. ”
Apesar dessa perspectiva otimista, Loukas reiterou que nenhuma estrutura de ciclo é infalível. Ele descreveu um cenário em que o ciclo semanal do Bitcoin poderia falhar-especificamente se uma nova subida de curto prazo for rapidamente revertida, definindo um baixo mais baixo. Tal movimento, disse ele, poderia anunciar uma mudança de tendência em toda a ciclo. Ainda assim, em seu julgamento, as probabilidades favorecem uma continuação da tendência de alta:
“Até termos um top no ciclo de quatro anos, acho que temos que apenas sorrir e suportar [the drawdowns] e veja isso […] O momento me sugere que estamos experimentando um desses períodos em que estamos em uma fase em declínio em um ciclo semanal antes de avançar. ”
No momento da imprensa, o BTC negociou a US $ 86.562.
Imagem em destaque criada com Dall.e, gráfico de Tradingview.com