Este artigo também está disponível em espanhol.
Os dados de inflação nos EUA injetaram otimismo renovado nos mercados de bitcoin e criptomoedas mais amplas. Em janeiro, a inflação das despesas de consumo pessoal (PCE) – a medida preferida do Federal Reserve – rejeita 2,5%, precisamente de acordo com as expectativas. A inflação do PCE central foi relatada em 2,6%, também correspondendo previsões, marcando o primeiro declínio na inflação do PCE desde setembro de 2024.
Bitcoin e Altcoins veem alívio nos dados da inflação
Os dados mais recentes confirmam o desempenho constante tanto ano a ano quanto mês a mês. A manchete do PCE permaneceu em 2,5% A / A, enquanto o núcleo PCE – reviu de 2,8% anterior (e até 2,9% nas revisões anteriores) para 2,6% – representa uma melhoria de 30 pontos base. Essa leitura principal do principal é o mais baixo, desde agosto de 2024, e é notável como a primeira desaceleração na manchete do PCE YOOY em quatro meses. Esses números sugerem que aliviar as pressões inflacionárias podem estar gradualmente reformulando o sentimento do mercado.
Leitura relacionada
O analista de criptografia Bach (@Cycleswithbach) foi rápido em responder em X, enfatizando a natureza otimista dos dados. Ele observou que “esse número de manchete do núcleo é a leitura mais baixa em yoy desde agosto de 2024” e apontou a revisão de 30 pb como uma melhoria significativa. Embora ele alertou para muito otimismo, ele afirmou: “Essa é uma grande diferença e é de fato otimista para os mercados! Ainda podemos ver uma formação de fundo agitada, mas esse touro não acabou! – O crédito se espalha apesar de tudo isso permanecer estreito, o que é um sinal de que os mercados de crédito não vêem risco! ”
Após a liberação de dados, o Bitcoin recuperou acima de US $ 84.000, um aumento de 3,5% desde o relatório e cerca de 7,5% da baixa de hoje de US $ 78.258. Depois de uma semana em que o Bitcoin sofreu um declínio de 18%, perdendo US $ 96.000, o rebote marca uma recuperação clara. Altcoins foram igualmente impulsionados; O Ethereum subiu 5,8%, o XRP ganhou 9,2%e Solana subiu 16%.
Notavelmente, a manifestação da Sol coincide com as notícias de que o grupo CME lançará os futuros de Solana (Sol) em 17 de março, pendente de revisão regulatória da CFTC.
Leitura relacionada
O analista de criptografia Kevin (@Kev_Capital_TA) também pesou sobre as implicações da liberação do PCE, observando que “o Fut CME Farture Futures no momento atual aumentou para 53,7% de probabilidade de um corte de taxa em junho após o relatório do PCE. Acima de menos de 50%. Isso é uma notícia sólida. #Btc #altcoins #crypto ”
Perspectiva macro mais ampla
Além dos dados do PCE, os sinais macroeconômicos mais amplos podem apoiar ainda mais a recuperação do mercado. Julien Bittel, chefe de pesquisa macro da Global Macro Investor (GMI), compartilhou sua perspectiva sobre X. Ele atribui volatilidade atual do mercado, especialmente em criptografia, ao aperto das condições financeiras no quarto trimestre do ano passado, o que drenou liquidez e desacelerou surpresas econômicas.
Bittel sugere que essas condições estão agora revertendo: “As condições financeiras estão diminuindo rapidamente nos últimos dois meses – o dólar, o rendimento dos títulos para baixo, o petróleo – e isso está preparando o cenário para uma recuperação nos dados em breve”. Ele observa ainda que o preço do Bitcoin agora reflete completamente os efeitos do aperto recente e, com um RSI aos 23 anos – o nível mais super vendido desde agosto de 2023 – ele aconselhou: “Seja ganancioso quando outros tiverem medo”.
No momento da imprensa, o BTC negociou a US $ 83.804.
Imagem em destaque de Shutterstock, gráfico de Tradingview.com
Fonte: www.newsbtc.com