Hoje, o HB 4258, que autoriza o controlador do estado a investir até US $ 250 milhões em Bitcoin, foi encaminhado para o comitê de eficiência do governo do estado, que é a versão do Texas do Doge do governo federal dos Estados Unidos.

O projeto foi originalmente apresentado à Câmara dos Deputados do Texas em 11 de março de 2025 e foi patrocinado por dois congressistas democratas – o deputado Ron Reynolds e Mihaela Plesa.

Sob a legislação proposta, o Controlador do Texas teria o poder de investir fundos (até US $ 250 milhões, como mencionado) do fundo de estabilização econômica do estado – referido coloquialmente como o “fundo de dia chuvoso do estado”, que foi criado para servir como uma conta de poupança para o estado e para impedir súbitos cortes e súbitos para as escolas, assistência médica ou outros serviços – ou outros serviços – ou outros serviços de economia.

Também autoriza municípios ou municípios a investir até US $ 10 milhões de seus fundos ou fundos sob seu controle em Bitcoin e/ou outras criptomoedas.

Se o projeto se tornasse lei, entraria em vigor em 1º de setembro de 2025, o que forneceria tempo de funcionários do governo em nível estadual e local para formular uma estratégia de investimento, além de criar um plano de custódia.

De acordo com as leis do Bitcoin, o HB 4258 é um dos oito projetos de lei relacionados a bitcoin ou criptografia atualmente que foram apresentados ao senador do Texas ou à Câmara dos Deputados do Estado. Dos oito projetos de lei, é o quinto a se mudar para o comitê.

Quatro desses projetos de lei, incluindo este projeto de lei atual, autorizariam o estado a colocar o Bitcoin em seu balanço de alguma maneira. Os outros três – HB 1598, Lei do Senado (SB) 21 e SB 778 – todos pedem o Texas para estabelecer uma Reserva Estratégica de Bitcoin (SBR).

Esses três projetos de lei SBR estão todos no comitê, com o SB 21 agora em sua segunda rodada de revisão por comitê. O projeto de lei aprovou recentemente o Senado estadual com uma votação de 25 a 5.

O Texas continua sendo o estado com o segundo maior número de projetos ativos relacionados a bitcoin e criptografia, atrás apenas do Arizona, que tem nove contas ativas, três das quais estão perto de ser promulgada em lei.

O estado continua a ser um dos estados mais amigáveis ​​ao Bitcoin nos Estados Unidos, pois não é apenas amigável Bitcoin em um sentido legislativo, mas atualmente é o lar de aproximadamente um terço da taxa total de hash de mineração de bitcoin dos EUA.