Este artigo também está disponível em espanhol.
Grandes detentores de Ethereum, também chamados de baleias Ethereum, estão em uma tendência de acumulação já há algum tempo, com dados on-chain revelando um aumento fascinante em suas participações coletivas. Particularmente, dados da empresa de análise de blockchain IntoTheBlock mostra que as baleias Ethereum agora detêm cerca de 43% do fornecimento total circulante de ETH.
O desequilíbrio nas participações em ETH levanta questões importantes sobre a sua implicações para o preço do Ethereum e a dinâmica do mercado avançando.
Acumulação de baleias aumenta mais de 90% desde o início de 2023
De acordo com o IntoTheBlock, a concentração total de ETH em endereços de baleias é atualmente em 61,09 ETHo que representa cerca de 43% da oferta total. Isto marca uma mudança significativa em relação ao início de 2023, quando as baleias detinham apenas 22% do fornecimento circulante de Ethereum. O IntoTheBlock classifica os endereços das baleias como aqueles que detêm mais de 1% do fornecimento total circulante de ETH.
Leitura Relacionada
O aumento de quase duas vezes nas explorações de baleias Ethereum em apenas um ano é um desenvolvimento digno de nota. Naturalmente, tal concentração de uma grande oferta de criptomoeda em algumas carteiras significaria a ruína do ativo, pois significaria que alguns participantes seriam capazes de manipular a dinâmica dos preços como desejassem. No entanto, o caso do Ethereum desvia-se desta narrativa devido à natureza única do seu ecossistema e às recentes mudanças estruturais na rede desde 2022.
O aumento acentuado na concentração de baleias pode ser atribuído a dois fatores principais: a fusão do Ethereum e o crescente apelo do Apostar ETH para ganhar recompensas. A fusão do Ethereum, que ocorreu em 2022, fez a transição do blockchain de um sistema de prova de trabalho (PoW) para um mecanismo de prova de participação (PoS).
Como tal, dados detalhados do IntoTheBlock, que mostram os 61,09 milhões de ETH concentrados em apenas três endereços de baleias, fazem muito sentido.
O que isso significa é que esses ETH são principalmente aqueles bloqueados no algoritmo de staking de prova de aposta usado pelos validadores de bloco na rede Ethereum. Ao bloquear seu Ethereum, os mineradores e grandes detentores de ETH não apenas reduziram a oferta circulante, mas também contribuíram para a valorização dos preços, reduzindo a quantidade de Ethereum disponível para negociação.
Ethereum Holder Dynamics – Investidores e Varejistas
O aumento da ETH entre os endereços de baleias significou que menos ETH está disponível para investidores e proprietários de varejo. O IntoTheBlock classifica os investidores como endereços que detêm entre 0,1% e 1% da oferta total em circulação, enquanto o varejo são aqueles com menos de 0,1% da oferta total em circulação.
No momento em que este artigo foi escrito, havia 42 endereços de investidores e eles possuíam coletivamente 15,2 milhões de ETH, o que se traduz em 10,77% da oferta total em circulação. Tendo em mente que os endereços das três baleias não fazem muito com a dinâmica dos preços, os endereços dos investidores que possuem valores significativos mas mais porções líquidas da ETH têm maior capacidade de afetar os movimentos do mercado. Qualquer venda substancial desses endereços de investidores poderia desencadear um declínio acentuado no preço do Ethereum.
Leitura Relacionada
Por outro lado, os varejistas, que constituem mais de 99% dos endereços ETH, ficam com 46% da oferta total em circulação. No momento em que este artigo foi escrito, o Ethereum estava sendo negociado a US$ 3.225 e caiu 2% nas últimas 24 horas.
Imagem em destaque do Pexels, gráfico do TradingView