As 7 Melhores lternativas ao Twitter (X)

Continua após a publicidade.
ad

7 Melhores Redes Sociais Alternativas ao Twitter: Se você não concorda com as medidas que Musk propõe ou simplesmente acha que já está farto e é hora de fugir do Twitter (X), abaixo você encontra algumas alternativas à rede social do velho pássaro azul.

Esta é provavelmente a alternativa mais próxima. que podemos encontrar o que costumava ser o Twitter. Threads é um aplicativo desenvolvido pela Meta e faz parte do ecossistema Instagram. O que isto significa? Bem, todos que estão no Instagram agora provavelmente também os encontrarão no Threads publicando conteúdo.

O formato Threads é idêntico ao Twitter, com postagens curtas de texto, imagens, links e muito mais. É verdade que esta rede social começou muito forte e parece que nos últimos meses desinflou um pouco, mas ainda está no primeiro ano de vida. À partida, pode ser considerado uma alternativa mais do que interessante ao Twitter.

Mastodonte

Continua após a publicidade..

Para muitos, o Mastodon é a alternativa perfeita ao Twitter. Se trata de uma rede social descentralizada e livre de publicidade onde qualquer usuário pode configurar seu próprio nó de servidor dentro do Mastodon e fazer upload de seus textos, fotos, vídeos, links e outros conteúdos.

Hoje o Mastodon tem 600.000 usuários ativos, um número minúsculo se compararmos com os 330 milhões de usuários ativos que o Twitter possui. Se você acha que há muito barulho no Twitter, talvez aqui você encontre uma comunidade na qual se sinta confortável.

Entra o Mastodonte

Contra-Social

CounterSocial é a coisa mais próxima que podemos encontrar do formato de microblog quem usa o Twitter. As postagens têm no máximo 500 caracteres e você pode responder ou retuitar como no Twitter.

Continua após a publicidade..

A plataforma tenta se diferenciar das demais por não ter permissibilidade com trolls, bots, notícias falsas e abuso online. Outro aspecto positivo é que não possui publicidade (é gratuito, mas é mantido por meio de assinaturas premium).

Entre no ContraSocial

Eu nos

O MeWe nasceu como uma alternativa interessante ao fechamento do Google+ há alguns anos. A nível estético, a interface tem um formato semelhante aos posts do Facebook, com perfis de utilizadores, grupos e chats.

Não tem uma moderação tão forte como há no Twitter, o que o tornou bastante popular nos últimos anos entre os conservadores americanos, e durante alguns anos também teve uma grande influência em países como Hong Kong.

Entre em mim

Reddit

A meio caminho entre um agregador de notícias, um fórum e uma rede social, o Reddit é uma das plataformas com maior tráfego em toda a Internet. Aqui você pode debater e comentar sem as limitações de caracteres do Twitter nos milhões de tópicos e grupos (subreddits) disponíveis.

Embora quase todo o conteúdo esteja em inglês, também há espaço para subreddits em espanhol, embora seja preferível controlar um pouco o idioma para aproveitá-lo ao máximo. Um dos melhores lugares para se manter atualizado com todas as novidades e tendências do momento, sejam quais forem os seus hobbies.

Publicidade

Entre no Reddit

Meneame

Menéame é um agregador de notícias, e muitos o consideram o Reddit espanhol (embora a verdade é que esta comparação pode ser um pouco grande para isso). Em qualquer caso, é um bom local para conversar com outros usuários e comentar diversas novidades e atualidades, pois é muito ativo e há sempre um debate acalorado sobre qualquer assunto.

Na infância, Menéame se concentrou em temas como ciência e tecnologia, embora nos últimos anos tenha se tornado bastante politizado. O que não é necessariamente uma coisa ruim, principalmente se você gosta de política.

Entra Menéame

TikTok

O TikTok é uma rede social que utiliza um formato bem diferente do Twitter, e a verdade é que se parece quase mais com o Instagram. Agora, se o que você gosta no Twitter é salsa no TikTok, você se sentirá em casa.

Claro, todo o conteúdo é publicado em formato de vídeo. Além disso, você provavelmente não encontrará postagens tão ponderadas e profundas como pode ver em determinados perfis do Twitter (afinal, o TikTok é voltado para um público mais jovem). Em todo caso, é preciso dizer que muitos dos vídeos que se tornam virais no Twitter são retirados do TikTok, então por que não ir à fonte original?

Baixe o TikTok para Android no Google Play

Baixe o TikTok para iOS na App Store

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e apaixonado por tecnologia, atualmente trabalho com projetos web e tenho orgulho de ser o idealizador do site Solte a Palavra.