Em 28 de março de 2025, um dos terremotos mais graves do século XXI devastou Mianmar (Birmânia).
O número de mortos do tremor de magnitude 7,7 agora é superior a 3.600, enquanto mais de 5.500 foram feridos e 17,2 milhões estão atualmente vivendo nas áreas afetadas.
Para piorar a situação, o país está sob o domínio militar e os líderes da junta estão restringindo a ajuda humanitária de alcançar algumas das áreas mais afetadas do país e bombardear regiões devastadas pela guerra do país para as quais alguns dos sobreviventes fugiram.
Win Ko Ko Aung, um ex -refugiado birmanês que agora vive nos EUA e trabalha para a Human Rights Foundation (HRF) como parte de sua equipe global de adoção de Bitcoin (e que também é colaboradora da revista Bitcoin) me explicou que a situação em seu país natal é terrível.
“Alta corrupção e controle extremamente rigoroso não estão permitindo uma enorme fração da ajuda tradicional para alcançar as pessoas no chão”, disse Aung em um email.
Aung também comentou que muitos dos trilhos financeiros tradicionais para obter fundos para o país mal estão funcionando, pois muitos dos bancos físicos da região foram destruídos pelo terremoto.
Doe Bitcoin via Geyser Fund
Aung criou uma página do GEYser Fund para arrecadar fundos na forma de Bitcoin para as vítimas do terremoto que sobreviveram. (Observe que, enquanto Aung trabalha com o HRF, esse esforço de captação de recursos é independente desse trabalho.)
Como alguém que chama Aung de um amigo e o considera confiável, estou pedindo que você doe para esse esforço.
Parafraseando o que Aung me disse, o Bitcoin é atualmente uma das únicas maneiras de obter o dinheiro ou a assistência do Ocidente para as vítimas.
Aung is working with partners on the ground, including vetted community members, digital rights activists, and a reputable foundation based in Thailand that operates in Myanmar (I cannot disclose the name of this foundation as it has asked Aung not to publicly mention their involvement so as to not draw the attention of Myanmar’s government) who is converting the bitcoin into the local currency to purchase food for the victims.
O que suas doações fornecem
Aung também forneceu detalhes sobre a quantidade de alimentos que certos valores de doação podem fornecer:
- 21.000 SATs (~ US $ 17) cobrem 25 refeições
- 210.000 SATs (~ $ 170) cobrem 250 refeições, cerca de três semanas de comida para uma família de quatro
Aung e seu parceiro usaram os quase 2 milhões de SATs que foram doados até agora para comprar alimentos para os necessitados.
Por favor, doe o que você pode para esse esforço muito interessante, que está sendo administrado por um Bitcoiner e que está ajudando algumas das pessoas mais vulneráveis do planeta agora.
Este artigo é uma opinião. As opiniões expressas são inteiramente as do autor e não refletem necessariamente as da BTC Inc ou da revista Bitcoin.