Este artigo também está disponível em espanhol.
Bitcoin tem ainda não abandonou o seu domínio neste ciclo de mercado, deixando muitos investidores ainda segurando esperanças para a chegada de uma temporada de altcoins. Ainda assim, permanece a possibilidade de que uma alta das altcoins nunca se concretize nesta temporada, dadas as tendências recentes do mercado neste ciclo.
O analista de criptografia Ali Martinez ecoou essa perspectiva em uma postagem recente no X, alegando que uma temporada de altcoin pode nunca mais retornar. Sua observação esclarece mudança na dinâmica do mercado e as mudanças significativas que ocorreram desde as temporadas alternativas anteriores.
Por que AltSeason pode nunca acontecer
Uma temporada de altcoins é definido por um período de rápidos aumentos de preços em uma ampla gama de altcoins. Além disso, uma temporada de altcoins é caracterizada por investidores sacando seus lucros em Bitcoin e investindo-os em altcoins. Este período é sempre acompanhado por entusiasmo nas redes sociais e FOMO de investidores criptográficos enquanto eles correm para entrar em ação.
Leitura Relacionada
No entanto, as actuais condições de mercado têm visto a indústria criptográfica crescer desde os seus primórdios para um novo mercado com uma relação estreita com investidores no sector financeiro tradicional. Além disso, o mercado de altcoins se expandiu dramaticamente desde a última grande corrida em alta em 2021, e você poderia argumentar que ficou um tanto saturado.
Martinez destacou uma estatística surpreendente: mais de 36,4 milhões de altcoins estão agora em circulação. Este é um aumento dramático em comparação com menos de 3.000 altcoins durante a temporada de altcoins de 2017-2018 e um conjunto ainda menor de menos de 500 no ciclo de alta do mercado de 2013-2014.
A enorme escala desta explosão de oferta alterou fundamentalmente o cenário das criptomoedas, diluindo a atenção e o capital entre um número esmagador de ativos. Esta saturação excessiva significa que alcançar aumentos generalizados de preços nas altcoins tornou-se uma proposta muito mais desafiadora do que nos ciclos de mercado anteriores. Além disso, muitas dessas altcoins têm casos de uso pouco claros ou fundamentos insatisfatórios e apenas desviam a atenção de altcoins específicas com forte utilidade.
Será que a era das temporadas Altcoin acabou?
O conceito de uma temporada de altcoin pode ser uma relíquia de um mercado menos lotado. Ethereum, o maior altcoin, falhou em grande parte no desempenho de acordo com as expectativas neste ciclo. Conhecido como o principal impulsionador das temporadas anteriores de altcoin, Ethereum tem lutado para ganhar impulso por mais de um ano, mesmo enquanto outras altcoins como Solana, XRP, Cardano e Dogecoin continuam a atingir máximos de vários anos.
Leitura Relacionada
Se o Ethereum, com seu domínio e utilidade estabelecidos, não conseguir cumprir, isso levantará sérias questões sobre o potencial de recuperação de outras altcoins. Em vez disso, altcoins individuais com fundamentos sólidos ou propostas únicas poderiam continuar a prosperar enquanto o resto do mercado permanece estagnado.
No momento em que este artigo foi escrito, os dados de dominância da Coinmarketcap mostram que o Bitcoin comanda 57,9% do valor total do mercado criptográfico, aumentando 0,69% nas últimas 24 horas. Entretanto, o Ethereum está a perder terreno de forma constante, com a sua posição dominante a cair 1,07% no mesmo período, representando agora apenas 11,1% do mercado global.
Imagem em destaque da iStock, gráfico de Tradingview.com