Fundador: Graham Krisek
Data fundada: Outubro de 2020
Localização da sede: Wichita, Kansas
Número de funcionários: 17
Site:
Público ou privado? Privado
Em 2012, logo depois que Graham Krisek descobriu o Bitcoin e posteriormente começou a contribuir para o Bitcoin Core e construir suas próprias aplicações no Bitcoin, ele notou um problema que estava impedindo os construtores de bitcoin.
“O problema que vi foi que todo mundo estava construindo tudo do zero – repetidamente”, disse Krisek à revista Bitcoin. “Não havia um ambiente em nuvem em que você pudesse apenas aumentar a infraestrutura de Bitcoin e começar a se desenvolver contra ela”.
Na época, Krisek não se sentiu obrigado a agir sobre esse assunto. Ele ainda estava focado principalmente em sua carreira como engenheiro de software fora do espaço do Bitcoin, trabalhando para várias startups e empresas tão grandes quanto o Salesforce, enquanto contribui para o Bitcoin em seu tempo livre.
Mas algo mudou dentro dele quando ele aprendeu sobre a rede de raios.
Ele viu seu potencial e sabia que teria que ser mais fácil de usar se fosse amplamente adotado.
“Quando encontrei um raio, eu disse para mim mesma ‘ok, esta é a próxima fase da adoção do Bitcoin, o que realmente o levará ao próximo nível”, disse Krisek.
“Então, eu vi o mesmo padrão acontecendo que com o Bitcoin. Todo mundo ficou começando do zero durante a construção, mas os problemas eram mais intensos porque um raio é muito mais complicado ”, acrescentou.
“Eu fiquei tipo ‘Precisamos de um provedor de nuvem onde você possa clicar em um botão e ter um nó Lightning em execução e mantido para você.’ Ele pode estar lá para que possamos desenvolver aplicativos e criar os projetos que queremos construir muito mais fácil, muito mais rápido. ”
E assim Krisek começou a trabalhar para criar esse produto.
Ele compartilhou a iteração inicial com amigos e conhecidos, muitos dos quais começaram a usá -lo tanto que o projeto exigiu mais de sua atenção.
“O uso cresceu para um ponto em que eu fiquei tipo: ‘Cara, ou preciso desligar isso porque não posso mais mantê -lo ou preciso transformar isso em um negócio e fazê -lo de verdade’”, disse Krisek.
Ele decidiu sobre o último e, no final de 2020, fundou a tensão.
Como funciona a tensão
A tensão abstrava as complexidades do uso de raios, permitindo que os usuários implantem um nó Lightning e gire um canal em apenas alguns cliques.
Enquanto a tensão hospeda seu nó em sua nuvem, sua chave pública, colegas, canais, equilíbrio e transações permanecem privadas, pois todo o tráfego roteado através do nó é transferido via Tor.
Enquanto seu nó está em execução na nuvem de tensão, que é suportada pelo Google Cloud e vários outros provedores de serviços em nuvem, a tensão também ajuda os usuários a gerenciar a liquidez e oferece outras formas de suporte ao cliente.
Essencialmente, a tensão abstrava as dificuldades de se envolver com o raio, enquanto apoia seus usuários no processo. E isso faz isso nos esforços para ajudar as instituições a adotar mais prontamente um raio. A Krisek também mencionou que eles têm novos produtos e recursos para ajudar até as empresas financeiras tradicionais com a integração.
“A missão da tensão é tornar o Bitcoin e a rede Lightning acessível a todos os negócios do planeta”, disse Krizek.
“O raio é fantástico. Ele tem muitos recursos realmente incríveis, mas pode ser realmente difícil envolver sua cabeça e, especialmente, incorporá -lo para operações comerciais – especialmente para empresas que talvez não estejam no espaço de bitcoin ou criptografia ”, acrescentou.
“Facilitamos o uso e a conexão.”
Que tipos de empresas estão usando raios?
No ano passado, empresas notáveis, como o principal criptografia, o Maior Fintech Bank Nubank, o maior fintech da América Latina, incorporaram relâmpagos em suas operações.
Krisek vê essa tendência de trocas de criptografia, neobanks e outras plataformas de serviços financeiros integrando a raios que continuam no próximo ano.
“As empresas financeiras definitivamente serão os maiores motores, porque se você puder aceitar o valor do liquidação de subsendos com zero taxas e aplicar isso a um grande processador de pagamento que faz pagamentos globais, é um valor incrível para seus negócios”, disse Krisek.
Além disso, a Krisek vê empresas fora do espaço de bitcoin, criptografia e finanças também começando a utilizar o raio em 2025, em parte, porque empresas como a tensão estão facilitando o fazê -lo.
“2025 será um grande ano para começar a se ramificar do nosso nicho de mercado”, disse Krisek.
“A tecnologia ainda tem sido um pouco difícil nas bordas de uma grande empresa como o Walmart para ser: ‘Ei, vamos conectar isso agora’. Mesmo com a tensão, não fomos perfeitos o tempo todo em tornar o Lightning super fácil de usar ”, acrescentou.
“Acho que fizemos grandes progressos no último ano, e temos muito mais lançamento.”
Outro grande obstáculo para as empresas que desejam adotar um raio é o risco que vem com o gerenciamento da volatilidade do Bitcoin.
Mas esse risco não existe se as empresas enviarem o Tether (USDT) sobre o raio em vez do Bitcoin, o que elas poderão fazer em breve.
Tether (USDT) no raio
Krisek está otimista sobre o USDT chegar ao raio, pois acredita que estimulará o crescimento na rede.
“Acho que teremos muitos produtos e soluções em torno”, disse Krisek.
“Não é apenas eu estar pessoalmente empolgado com isso. Muita parte da nossa base de clientes está muito empolgada com isso. Eles estão pedindo isso diretamente de nós porque os estábulos são praticamente o maior caso de uso em Crypto hoje ”, acrescentou.
“Quando você combina os estábulos com taxas de liquidação de subsendos e taxas muito baixas, isso é um grande desbloqueio. Com taxas em Tron ficando mais caro. As pessoas estão procurando uma alternativa. ”
(Tron tem sido o principal blockchain das transações Stablecoin por causa de quão baixas das taxas na rede foram historicamente.)
Tanto quanto o USDT atropelando o raio potencialmente apresentando um risco de segurança para o Bitcoin (como eu acho), Krisek não parece preocupado.
“Isso não me preocupa”, disse Krizek.
“Acho que avançamos desde a guerra de Blocksize em termos de aquisições, pois não acho que seja tão fácil para uma grande instituição coagir o ecossistema de bitcoin como alguns durante as guerras de Blocksize”, acrescentou, referindo -se ao Tether potencialmente ganhando influência exagerada sobre o Bitcoin.
“E é ainda melhor integrar algo como Tether (USDT) no Lightning, porque é uma rede ponto a ponto-não é um consenso público. Então, você tem muito mais capacidade de dizer ‘Ei, se você não quiser participar das transferências do USDT, apenas não faça isso’. “
Avançando em um ambiente regulatório pró-bitcoin
A US Crypto Czar Sacks é um investidor em tensão (através de sua empresa de capital de risco, Craft Ventures). Isso indicaria que ele tem algum entendimento da rede de raios e o papel do Bitcoin como um meio de troca.
Então, isso significa que os EUA estão prestes a abraçar o Bitcoin como tal?
Segundo Krisek, não exatamente.
“Todo mundo está gritando com o governo agora para uma reserva estratégica de Bitcoin, que trata o Bitcoin como uma loja de valor”, explicou Krisek.
“Com o tempo, definitivamente ouviremos cada vez mais sobre o Bitcoin como um meio de pagamento. Só precisamos passar por essa conversa de reserva estratégica primeiro e depois dizer: ‘Ok, o que mais podemos fazer com isso?’ ”, Acrescentou.
No entanto, o fato de o governo estar pintando o Bitcoin de qualquer tipo de luz positiva é emocionante para Krisek. Desde 2012, quando ele entrou no espaço do Bitcoin, o governo descartou o Bitcoin ou foi antagônico por ele.
“Quando comecei em Bitcoin, ele foi completamente ignorado e os últimos quatro anos foram muito ruins para empresas como nós”, disse Krisek.
“Com este novo governo, definitivamente vimos a mudança de tom. Ainda estamos trabalhando com certas coisas, mas definitivamente estamos virando uma esquina e indo na direção certa ”, acrescentou.
“Estou realmente animado para ver onde isso pode passar o próximo ano. Eu acho que será positivo. ”