Este artigo também está disponível em espanhol.
A manifestação de preços do Bitcoin pode estar ameaçada como continua a negociar US $ 100.000. De acordo com analistas do JPMorgan, houve um declínio notável no interesse institucional na indústria de criptografia, particularmente por meio de Bitcoin e Ethereum contratos futuros.
A demanda institucional diminui, o mercado futuro sinaliza fraqueza
Os investidores institucionais têm sido uma grande cartilha para os comícios de preços do Bitcoin no ano passado e foram influentes na pausa do Bitcoin acima da marca de US $ 100.000. No entanto, desde que rompeu acima desse nível, o preço do Bitcoin não conseguiu empurrar mais, o que é um sinal de desaceleração nos investimentos institucionais.
Leitura relacionada
Esse desaceleração nos investimentos institucionais foi confirmado por analistas da JPMorgan em uma nota recente para os clientes. Uma das revelações mais prementes da análise do JPMorgan é o aparente declínio nos mercados futuros de Bitcoin e Ethereum no Chicago Mercantile Exchange (CME). A pesquisa do banco destaca uma tendência crescente de atraso, um cenário em que os preços à vista excedem os preços futuros.
Normalmente, um mercado saudável vê contratos futuros com preços mais altos que o preço à vista devido à expectativa de crescimento futuro. No entanto, a inversão atual sugere que os atores institucionais permanecem hesitantes, provavelmente devido à falta de catalisadores de alta imediata.
“Este é um desenvolvimento negativo e indicativo da fraqueza da demanda”, escreveu o analista do JPMorgan, Nikolaos Panigirtzoglou, em uma nota para os clientes. “A menor demanda de fundos sistemáticos e motivados por momento, como o CTAS, também afetou o Bitcoin e o Ether Futures”, acrescentou.
Falando em catalisadores de alta, houve uma grande desaceleração na euforia em torno dos desenvolvimentos criptográficos positivos do novo governo Trump nos EUA. É improvável que quaisquer políticas de apoio ou reformas regulatórias para a indústria criptográfica entrem em vigor até a segunda metade de 2025. Como tal, o Bitcoin e o restante do mercado estão atualmente presos no limbo, sem catalisadores de alta e contínuo lucro.
Alegações de manipulação de mercado
Além das mudanças no sentimento institucional, as suspeitas de supressão do mercado artificial ganharam força na comunidade criptográfica. Líderes da indústria, incluindo Samson Mow, CEO de Jan3, expressaram preocupações A incapacidade do Bitcoin de ganhar impulso ascendente sustentado acima de US $ 100.000 parece “fabricado”.
Segundo ele, alguns grandes participantes do mercado estão vendendo, mesmo que os compradores de varejo sejam de média e compra de dólares. Essas alegações não são novas, pois a história do Bitcoin foi pontuada por períodos de suspeita de manipulação de preços por baleias. O recente influxo de investidores mais institucionais ainda torna essa manipulação de preços mais possível do que nos ciclos anteriores.
Leitura relacionada
No momento da redação deste artigo, o Bitcoin está sendo negociado a US $ 96.180, abaixo de 2% nas últimas 24 horas. Dada a tendência atual, o Bitcoin pode continuar consolidando cerca de US $ 100.000 no curto prazo, pelo menos até a segunda metade de 2025. No entanto, metas de preço de longo prazo de analistas para bitcoin variam entre US $ 150.000 a US $ 2 milhões.
Imagem em destaque do Sky News, gráfico da Tradingview