Este artigo também está disponível em espanhol.

Uma nova infusão de liquidez da conta geral do Tesouro dos EUA (TGA) está fazendo ondas entre os observadores do mercado, com alguns analistas especulando que isso pode ser um gatilho importante para a próxima grande jogada do Bitcoin. Enquanto o Federal Reserve continua seu programa quantitativo de aperto (QT), a última injeção de caixa da TGA – vegada em até US $ 842 bilhões – provocou um debate sobre se estamos testemunhando uma versão furtiva da flexibilização quantitativa, às vezes chamada de “não QE, QE . ”

Fed é “não qe, qe”

Em um post compartilhado em X, o analista de macro Tomas (@TomasonMarkets) ofereceu um colapso de como essa dinâmica está se desenrolando: “’Não QE, QE’ começou oficialmente. Uma injeção de liquidez que poderia totalizar até US $ 842 bilhões da conta geral do Tesouro dos EUA começou nesta semana. Funcionalmente, isso é semelhante à flexibilização quantitativa, mas temporária. ”

O pano de fundo para esse aumento de liquidez é o limite de dívida de US $ 36 trilhões nos EUA. Sem nova emissão de dívida permitida até que um novo acordo de teto de dívida seja alcançado, o Tesouro é forçado a confiar em fundos da TGA para cobrir as obrigações de gastos do governo. Isso reduz o saldo da TGA – US $ 842 bilhões na terça -feira, 11 de fevereiro – injetando efetivamente a liquidez nos mercados financeiros.

Leitura relacionada

De acordo com Tomas, o “trem” dos gastos com TGA do Tesouro começou a seriamente na quarta-feira, 12 de fevereiro: “Do meu entendimento, o retirado oficial da conta geral do tesouro induzido por tesouraria (TGA) começou na quarta-feira, 12 de fevereiro … Este trem é Agora em movimento e não parará até que os legisladores cheguem a um novo acordo de teto de dívida. ”

Ele projeta que o primeiro segmento desse processo provavelmente envolverá cerca de US $ 600 bilhões em injeções entre 12 e 11 de abril. Após a temporada de impostos de abril, um reabastecimento temporário da TGA poderia ocorrer, mas até que um novo acordo de teto de dívida seja alcançado, o Presumivelmente, o Tesouro continuará gastando reservas de caixa existentes.

Enquanto alguns observadores estão prestando esse desenvolvimento como uma rodada de QE de fato, Tomas ressalta que o impacto líquido final depende de dois drenos críticos de liquidez: o Federal Reserve está sendo atribuído a ativos em cerca de US $ 55 bilhões por mês, que Tomas espera continuar em Menos durante a próxima reunião do FOMC em março. Durante dois meses, isso se traduz em uma redução estimada em liquidez de US $ 110 bilhões.

Com os tesouraria emitindo menos bills em T devido a restrições de teto da dívida-restringiram a “emissão líquida negativa de bill t”-os fundos do mercado de dinheiro podem ter menos valores mobiliários do governo a curto prazo para comprar. Essa escassez poderia levá -los a estacionar mais dinheiro nas instalações repositivas reversas do Fed, que efetivamente drena a liquidez do mercado mais amplo.
Tomas observa: “Isso pode incentivar fundos do mercado monetário para estacionar dinheiro no repositório reverso do Fed, potencialmente empurrando esse gráfico … o uso reverso do repo seria um dreno de liquidez, pois o dinheiro estaria se afastando dos mercados e para a instalação de repo reversa em o Fed. ”

No geral, a verdadeira escala do estímulo baseado em TGA permanece incerta. Na semana passada, as injeções líquidas no sistema foram estimadas em US $ 50 bilhões, um número que poderia flutuar nas próximas semanas à medida que o QT e a demanda reversa do repositório evoluem.

Outra peça importante do quebra -cabeça é o impasse político em andamento sobre o teto da dívida. Apesar dos pedidos de cooperação bipartidária, as divisões dentro da estreita maioria republicana – combinadas com ampla oposição democrata – comparam as perspectivas de uma resolução rápida.

Leitura relacionada

Os republicanos da Câmara apresentaram recentemente um plano que vinculava “trilhões de dólares” em cortes de impostos para aumentar o teto da dívida. No entanto, a passagem da medida está longe de ser garantida, pois os membros profundamente conservadores se opõem a qualquer limite de dívida aumentar em princípio. Os aumentos anteriores normalmente exigem suporte entre partes, indicando um impasse potencialmente prolongado.

“Isso se abre sobre os ombros do presidente da Câmara, Mike Johnson, enquanto ele tenta reunir os legisladores por trás do plano”, observa Tomas, refletindo o ceticismo generalizado sobre se os votos suficientes podem ser garantidos.

Bitcoin se beneficiará?

Para os comerciantes de bitcoin, essas liquidez egura e fluxos geralmente se correlacionam com o apetite mais amplo de risco – o bitcoin historicamente viu movimentos de preços ascendentes durante períodos de injeções de políticas monetárias e liquidez frouxas. Embora o Federal Reserve não tenha sinalizado nenhuma interrupção imediata ao QT, a inundação de dinheiro a curto prazo da TGA Redudo ainda poderia impulsionar os ativos de risco, incluindo o Bitcoin.

Precisamente o quanto esse “não QE, QE” entra em Bitcoin ainda está por ser visto. No entanto, para os participantes do mercado que assistem às métricas diárias de liquidez líquida, a interação entre os retiradas da TGA, o QT e o uso de repositório reverso se tornou uma história central. Enquanto o impasse em Washington continua, o espaço do Bitcoin monitorará cada aumento e desaceleração nos gráficos de liquidez do Fed – como ele pode apenas virar o switch na próxima grande fuga do Bitcoin.

No momento da imprensa, o Bitcoin negociou a US $ 96.424.

Preço de Bitcoin, gráfico de 1 semana | Fonte: BTCUSDT em Tradingview.com

Imagem em destaque criada com Dall.e, gráfico de Tradingview.com