Um desempenho lento do preço do Bitcoin não foi o único tema decepcionante para o maior mercado de criptografia até agora em 2025. De acordo com os mais recentes dados da cadeia, os fundamentos da rede Bitcoin estão diminuindo desde o último trimestre do ano passado.
Os endereços ativos do Bitcoin e a contagem de transações em um declínio?
Em uma postagem do Quicktake na plataforma criptográfica, um analista de criptografia com o pseudônimo yonsei_dent explicou como a estagnação recente de preços está ligada à atividade de rede em declínio. Um dos indicadores relevantes da cadeia aqui é a métrica de endereços ativos (AA), que mede o número de endereços da carteira envolvidos em uma transação dentro de um período específico.
Geralmente, a métrica de endereços ativos é usada para avaliar o sentimento do investidor em uma blockchain específica. De acordo com a YONEI_DENT, o número de endereços ativos na rede Bitcoin está em declínio constante, sugerindo uma “fraqueza potencial na participação dos investidores”.
Além disso, uma “cruz da morte” formou-se recentemente entre a média móvel de 30 dias do AA (30DMA) e sua média móvel de 365 dias (365dma). Para o contexto, uma “cruz da morte” na análise técnica refere-se a um sinal de baixa marcado por um cruzamento médio móvel de curto prazo abaixo de uma média móvel de longo prazo.
Essa cruz da morte sinaliza um momento de baixa que está se formando e que uma tendência de queda prolongada (tanto para a atividade de preço quanto de rede) pode estar no horizonte.
Yonsei_dent adicionado:
Enquanto as duas métricas flutuam em uma faixa apertada, o 365DMA permanece em uma tendência descendente, sugerindo uma desaceleração prolongada no envolvimento da rede.
Além disso, outra métrica na cadeia destacada pelo analista do Quicktake é a contagem de transações, que mede o número de transações exclusivas na rede dentro de um período específico. De acordo com dados da Cryptoquant, o número de transações exclusivas na rede Bitcoin está em declínio desde o quarto trimestre 2024.
Yonsei_dent associou essa tendência preocupante à incerteza macroeconômica global e a uma crescente aversão ao risco que atormentou o mercado desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, levou o Salão Oval.
O que vem a seguir para o preço do BTC?
Como inferido anteriormente, a atividade de rede em declínio não é exatamente um bom presságio para a ação do preço do Bitcoin. Períodos de baixa atividade de transação costumam coincidir com o movimento lateral prolongado e às vezes correções de preços.
Essa tendência pode explicar o desempenho dos preços da principal criptomoeda em 2025. O preço do Bitcoin lutou para manter qualquer impulso de alta grave para empurrar novos máximos.
Até o momento em que este artigo foi escrito, o preço do Bitcoin fica logo acima de US $ 97.700, refletindo um aumento de 0,3% nas últimas 24 horas. O recorde semanal da moeda não é melhor, pois o líder de mercado aumentou apenas 1% nos últimos sete dias.
Fonte: www.newsbtc.com