Notas principais
- O chefe da Gemini na Europa, Mark Jennings, destacou que o MiCA permite que a troca unifique os processos de integração.
- Também ajuda a estabelecer uma infraestrutura escalável para cumprir as normas regulamentares em toda a Europa.
- Embora o MiCA ofereça segurança regulatória e promova a transparência, Jennings observou desafios na construção de soluções de custódia compatíveis localmente.
A bolsa de criptomoedas Gemini, fundada pelos gêmeos Winklevoss, anunciou a criação de um hub em Malta, a fim de cumprir os regulamentos recentemente introduzidos na Europa sobre Mercados de Criptoativos (MiCA). As regulamentações entraram em vigor apenas alguns dias antes de forçar as principais empresas de criptografia a fazer mudanças importantes para conformidade.
A razão pela qual a Gemini se mudou para Malta é que a bolsa de criptografia recebeu seu sexto registro europeu de provedor de serviços de ativos virtuais (VASP) da Autoridade de Serviços Financeiros de Malta (MFSA) no mês passado, em dezembro de 2024.
Crypto Exchange Gemini afirmou que a abordagem proativa de Malta para apoiar a inovação fintech e o ecossistema criptográfico torna-o um local ideal para a bolsa expandir as suas operações na Europa. Embora a Gemini tenha tentado estabelecer um centro europeu MiCA em Malta, ainda não obteve uma licença de Malta do regulador maltês. Falando sobre o desenvolvimento, o chefe da Gemini para a Europa, Mark Jennings, disse:
“Para conseguir uma licença MiCA, você precisa registrar um novo pedido de licença em uma nova jurisdição ou há um período de transição com as licenças VASP existentes, onde você poderá passar para o MiCA”.
Atualmente, a Gemini possui uma licença VASP em seis países da UE. Isto inclui França, Malta, Irlanda, Itália, Espanha e Grécia. Depois de obter uma licença francesa, a crypto exchange Gemini lançou seus serviços na França em novembro de 2024.
Gemini trabalhando para abordar os principais elementos da conformidade da MiCA Europe
O chefe da Europa da Gemini, Jennings, afirmou que um dos principais aspectos para ser compatível com MiCA para a bolsa era estabelecer uma infraestrutura de serviços compatível. Isso envolveu rastrear e garantir processos de integração consistentes que atendessem aos padrões regulatórios.
“Anteriormente, tínhamos requisitos separados para integração de clientes na França, Espanha e Itália”, disse o executivo. No entanto, o MiCA permitiu que a bolsa desenvolvesse uma solução escalável que suporta toda a Europa. Jennings acrescentou ainda:
“Não vejo isso como um desafio, mas sim como uma oportunidade. O maior desafio que tivemos foi alocar recursos para podermos construir a infraestrutura necessária para apoiar o MiCA. O ponto mais importante para a maioria dos tipos de bolsas globais é como construímos uma oferta de custódia compatível localmente. […] É necessária muita infraestrutura para fazer isso.”
Com o MiCA, a Europa está a avançar em direção a uma regulamentação unificada, aumentando a transparência e a resiliência, disse Jennings. “Do nosso ponto de vista, proporciona segurança regulatória para os clientes que a procuram”, disse o executivo.
No entanto, ele também reconheceu que, apesar da crescente clareza regulatória para a criptografia na Europa, ainda há incerteza sobre o tratamento MiCA das stablecoins. Como resultado, grandes players como o Tether estão enfrentando dificuldades para continuar as operações na região.
próximo
Isenção de responsabilidade: A Coinspeaker está comprometida em fornecer relatórios imparciais e transparentes. Este artigo visa fornecer informações precisas e oportunas, mas não deve ser considerado um conselho financeiro ou de investimento. Como as condições do mercado podem mudar rapidamente, encorajamos você a verificar as informações por conta própria e consultar um profissional antes de tomar qualquer decisão com base neste conteúdo.
Bhushan é um entusiasta da FinTech e possui um bom talento para compreender os mercados financeiros. Seu interesse em economia e finanças chama sua atenção para os novos mercados emergentes de tecnologia Blockchain e criptomoeda. Ele está continuamente em processo de aprendizagem e se mantém motivado compartilhando o conhecimento adquirido. No tempo livre, ele lê romances de ficção de suspense e às vezes explora suas habilidades culinárias.