Se você quer levar uma vida mais autêntica e feliz, comece refletindo sobre você e seus pontos fortes. Para isso, sugerimos que você responda a uma série de perguntas tão desafiadoras quanto reveladoras. Você tem coragem?

60 perguntas essenciais para se conhecer melhor e descobrir seu potencial

Última atualização: 24 de novembro de 2024

Quando foi a última vez que você refletiu sobre si mesmo? As pessoas passam por diferentes fases, e o que até pouco tempo atrás te definia e te dava sentido, hoje pode ter mudado. Fazer perguntas a si mesmo para se conhecer melhor, aprofundar-se em si mesmo, aprofundar-se no que você deseja, no que almeja, quais são seus pontos fortes, virtudes e limitações, torna-se um exercício de bem-estar psicológico.

E questionar-se obriga você a pensar em realidades que talvez você não valorizasse até agora. Na jornada da vida é necessário conectar-se com o seu “eu” para esclarecer necessidades. Aquelas que estimulam o seu potencial e revelam novos rumos motivadores. Para tanto, a seguir temos uma série de abordagens.

Perguntas sobre valores e crenças

Esclarecer seus valores e crenças ajuda a orientar suas ações na direção certa. Por isso, saber o que sua mente considera verdadeiro (crença) e o que você entende como normas ou princípios do seu dia a dia (valores) resultará na sua autorrealização. Para se aprofundar nessas esferas enriquecedoras, sugerimos que você pense no seguinte:

Sobre pontos fortes e fracos

Como destaca um trabalho publicado em Fronteiras em Psicologiadesde que Martin Seligman e Mihály Csikszentmihalyi desenvolveram a psicologia positiva, O estudo dos pontos fortes sempre foi um eixo do bem-estar humano. Além de convidar você a refletir sobre essa área, sugerimos também que você pense no que o limita ou no que o faz se sentir um pouco mais vulnerável. Tome nota:

Perguntas sobre objetivos e aspirações

Aspirações são desejos, sonhos e esperanças que refletem o que você deseja alcançar a longo prazo. Eles são como uma luz no seu horizonte que o guia. As metas, por outro lado, são as etapas específicas para alcançar esses desejos. Ter clareza sobre ambos os eixos colocará em funcionamento o mecanismo da sua motivação diária. Para isso, o mais importante é começar a esclarecê-los:

Perguntas sobre propósitos e significados de vida

Entre as perguntas para se conhecer melhor, não podem faltar as que lhe fazemos agora. A busca por propósito e significado na vida está enraizada na própria natureza humana. Além disso, são uma fonte essencial de motivação e resiliência que o guiará em momentos de crise ou vazio, para trabalhar naquilo que lhe dá sentido e significado. Você tem coragem de responder?

Em relação às relações interpessoais

As pessoas ao seu redor, que lhe dão felicidade e significado, também definem quem você é. Além do mais, o seu potencial é construído, por sua vez, com a sua capacidade de liderança, com a sua assertividade nas relações interpessoais. Tudo isto justifica a necessidade de aprofundar esta área decisiva, mas ao mesmo tempo complexa, do tecido da sua vida quotidiana. Vejamos algumas perguntas ideais para isso:

Perguntas para despertar sua autoconsciência

Conforme descrito em Revisão Anual de Psicologia Organizacional, Autoconsciência é a capacidade de se ver claramente. É compreender aspectos internos como seus pensamentos, desejos, necessidades, potencial, identidade… Como uma grande gaveta onde se integram múltiplas peças do seu ser autêntico. Propomos, portanto, pensar sobre estas questões:

Conheça a si mesmo para chegar onde deseja

Perguntas para se conhecer melhor podem servir de impulso no início de uma jornada transformadora. Talvez você já esteja sentindo um certo vazio há algum tempo, sem saber em que direção direcionar seus objetivos ou como alimentar seus sonhos. São momentos em que é necessário parar, olhar para dentro e conectar-se com as suas necessidades autênticas, aquelas que, talvez, você tenha negligenciado.

Despertar o seu potencial requer lembrar o seu valor, confiar nos seus pontos fortes e refletir sobre o que lhe dá sentido. Porque o que há alguns anos te inspirou e te definiu, hoje pode não estar mais em sintonia com a pessoa que você é. Todos nós mudamos, experiências, Adversidades e até novos conhecimentos traçam em você uma nova versão que deve ser esclarecida. E essas perguntas podem te ajudar.