Você já ouviu falar do conceito de crença limitante?
É exatamente o que parece. Muitas vezes somos impedidos pelos nossos próprios pensamentos. A prisão mental em que nos encontramos é criada por nós mesmos. Nós nos impedimos de alcançar nosso próprio potencial, muitas vezes sem perceber que somos os culpados.
Acho que os escritores são particularmente propensos a isso. Freqüentemente, somos pessoas atenciosas com mentes ativas. Isto é uma bênção e uma maldição. A mesma mente que nos permite criar nosso trabalho pode nos impedir de atingir todo o nosso potencial.
Quase todos os escritores com quem conversei experimentaram uma ou mais das seguintes crenças limitantes. Em um esforço para ajudá-lo a superar suas limitações, adoraria compartilhar minhas dicas para superá-las.
Não sou bom o suficiente para escrever
Existe algum escritor vivo que não tenha experimentado sérios níveis de dúvida?
Se houver, ainda não os conheci!
É comum duvidar da sua capacidade como escritor. Não pense que apenas talentos aspirantes ou menos conhecidos são afetados por isso. Até os maiores e melhores escritores se questionam de vez em quando.
Se você cair em uma espiral de dúvidas, o que exatamente você pode fazer a respeito?
Aceitar. Nossos pensamentos são mais prejudiciais quando resistimos a eles. Em vez de surtar, tente ficar em paz com o fato de estar com dúvidas.
Desafio. Você já ouviu alguém elogiar sua escrita? Lembre-se daqueles tempos. Pensar factualmente pode desafiar sua irracionalidade duvidosa.
Agir. A pior coisa que podemos fazer é ruminar. Em vez disso, estabeleça um curso de ação. Aprimore suas habilidades. Defina um desafio de escrita. Ou até mesmo cuidar de si mesmo até estar em um estado de espírito mais positivo.
É quase certo que você duvidará de suas próprias habilidades de vez em quando. Aceitar isso e estabelecer um plano para lidar com isso impedirá que isso o atrapalhe demais.
Minha vida está muito ocupada para ter sucesso na escrita
Hoje em dia, a grande maioria de nós cabe em nosso trabalho de redação criativa junto com outras responsabilidades.
Um trabalho diário. Crianças. Questões de saúde.
Não importa o que seja, provavelmente há algo que o impede de escrever tanto quanto faria em um mundo ideal.
Às vezes, podemos passar de frustrados por não escrever com frequência suficiente a jogar a toalha completamente. Se não podemos escrever tanto quanto queremos, por que escrever?
Embora compreensível, esta visão está errada. Aqui está o que fazer.
Seja positivo. Algum tempo de escrita ainda é melhor do que nenhum. Pode ser um pouco clichê, mas tente ver o copo meio cheio.
Encontre tempo. Muitas vezes, não temos consciência de quanto tempo gastamos em certas coisas. Controle seu tempo por um tempo e você poderá descobrir maneiras de escrever com mais frequência.
Priorizar. É uma frase cansativa, mas todos temos 24 horas no dia. Você conseguiria dormir meia hora a menos a cada dia? Isso daria a você mais de 180 horas extras de escrita por ano!
Todos nós gostaríamos de poder escrever com mais frequência. Em vez de se concentrar nisso, procure maneiras de reservar mais tempo para escrever e sinta gratidão por ter algum tempo.
Se eu me comportar de maneira antiética, posso progredir
Você já se sentiu tentado a cortar atalhos? Para ir contra seus valores?
Para os escritores modernos, a tentação está em toda parte. Plágio. Críticas falsas. Escrever sobre assuntos antiéticos.
Embora a tentação seja inevitável, sucumbir a ela não é. Então, o que você pode fazer quando essa crença limitante ocorre?
Desenhe Força. O desejo de se comportar de maneira antiética geralmente ocorre em momentos de fraqueza. Faça o que for necessário para se sentir forte e muitas vezes você se sentirá menos tentado a se comportar de maneira imoral.
Cerque-se das pessoas certas. Freqüentemente, seguimos dicas das pessoas ao nosso redor. Escolha sua empresa de redação com cuidado. Estar perto de escritores éticos o ajudará a ser um deles.
Reestruturar. Reformule sua ideia de comportamento antiético não como algo que trará sucesso, mas como algo que trará fracasso. Isso quase sempre é verdade. Os atalhos podem funcionar brevemente, mas se você construir sua casa na areia, um dia ela desabará.
Algumas reflexões finais
Muito obrigado por reservar um tempo para verificar essas ideias sobre como superar suas crenças limitantes como escritor. Sinceramente, ajudo que pelo menos uma ideia lhe será útil em algum momento no futuro.
Lembre-se de acreditar em si mesmo, de aproveitar ao máximo o tempo de que dispõe e de sempre se comportar de maneira que honre seus valores.
Eu adoraria receber sua opinião. Por favor, deixe um comentário. Com quais crenças você luta? O que você faz para superá-los?