Você mal pode esperar pela inspiração. Você tem que ir atrás disso com um clube. –Jack Londres
Não importa o quanto você ame escrever, sempre haverá dias em que você precisará de inspiração de uma musa ou de outra.
Na verdade, eu diria que a inspiração não é apenas algo desejável, é parte integrante do processo de escrita.
Todo escritor precisa encontrar inspiração para produzir uma escrita inspirada. E às vezes pode vir das fontes mais improváveis.
Compilei uma lista de algumas das minhas maneiras favoritas de encontrar inspiração – algumas delas óbvias, outras nem tanto. Mas é sempre bom ter lembretes, e se você não usa algumas dessas fontes de inspiração há algum tempo (ou nunca), experimente.
1. Blogues.
Este é um dos meus favoritos, claro. Além deste blog, existem dezenas de ótimos blogs sobre escrita e todos os tópicos existentes. Gosto de ler sobre o que funciona para os outros – isso me inspira a agir!
2. Livros.
Talvez meu favorito no geral. Leio escritores que amo (leio sobre meus amores atuais) e depois os roubo, analiso seus escritos, me inspiro em sua grandeza. Ficção é minha favorita, mas devoro qualquer coisa. Se você normalmente lê apenas alguns de seus autores favoritos, tente diversificar para algo diferente. Você pode encontrar uma nova inspiração.
3. Diálogo ouvido.
Se estou em algum lugar público, seja num parque, num shopping ou no meu local de trabalho, às vezes espiono as pessoas. Não de uma forma grosseira nem nada, mas vou ficar quieto e ouvir. Adoro ouvir outras pessoas conversando. Às vezes isso não acontece de propósito – às vezes você não consegue evitar de ouvir as pessoas. Se acontecer de você ouvir um trecho de diálogo interessante, anote-o em seu diário o mais rápido possível. Pode servir de modelo ou inspiração para escrita posterior.
4. Revistas.
Boas revistas nem sempre estão repletas de ótimos textos, mas geralmente você pode encontrar uma boa peça de ficção ou não-ficção. Bom pelo estilo de escrita, pela voz, pelo ritmo e pela capacidade de te levar até o fim. Essas peças me inspiram. E revistas ruins, embora talvez não sejam os melhores modelos para escrever, ainda podem ser inspirações para ideias para boas postagens em blogs. Essas revistas, como não atraem leitores com boa escrita, encontram ângulos interessantes para histórias para atrair público.
5. Filmes.
Às vezes, enquanto assiste a um filme, um personagem diz algo tão interessante que eu digo: “Isso daria uma ótima postagem no blog!” ou “Tenho que escrever isso no meu diário!” Às vezes, os roteiristas conseguem escrever lindos diálogos. Outras vezes me inspiro no incrível trabalho de câmera, na forma como um rosto é enquadrado pela câmera, na beleza da paisagem capturada em filme.
6. Fóruns.
Quando as pessoas escrevem em fóruns, raramente o fazem por estilo ou beleza (há exceções, é claro, mas são raras). Os fóruns estão escrevendo para transmitir informações e ideias. Ainda assim, essas ideias podem ser lindas e inspiradoras por si mesmas. Eles podem inspirar mais ideias em você. Não estou dizendo que você precisa ler uma grande variedade de fóruns todos os dias, mas se estiver procurando informações, pesquisar alguns bons fóruns não é uma má ideia.
7. Arte.
Para o escritor que aspira a alturas maiores, não há melhor inspiração do que a grande arte, na minha experiência. Embora não se compare à experiência de ver a arte pessoalmente, gosto de encontrar obras de arte inspiradoras e colocá-las na área de trabalho do meu computador para contemplação (a Pieta de Michelangelo está lá agora). Mas não precisam ser obras clássicas — encontrei inspiração em animes japoneses, em coisas que encontrei no deviantart.com, em artistas locais da minha região.
8. Música.
Na mesma linha, pode ser inspirador baixar e tocar boa música, de Mozart a Beethoven, dos Beatles ao Radiohead. Toque-o em segundo plano enquanto escreve e permita que ele o levante e mova.
9. Amigos.
Conversas com meus amigos, na vida real, por telefone ou via IM, inspiraram alguns dos meus melhores posts. Eles estimulam minhas ideias, contribuem com suas próprias ideias e se fundem em algo ainda mais brilhante do que qualquer um de nós poderia ter criado.
10. Grupos de redação.
Seja online ou na sua comunidade, os grupos de redação são ótimas maneiras de obter energia e motivação para escrever. Meus melhores contos foram escritos em um grupo de redatores da faculdade local (um ótimo lugar para procurar esses grupos, aliás), enquanto líamos nosso trabalho para o grupo, os criticávamos e fazíamos sugestões. O trabalho dos outros escritores me inspirou a fazer melhor.
11. O Livro da Inspiração.
UM recurso gratuito de nossos amigos da Self-Publishing School cheio de inspirações para escrever (veja abaixo). Não posso superar isso!
12. Citações.
Não sei por que isso acontece, mas ótimas citações ajudam a me inspirar. Gosto de ir a vários sites de citações para encontrar ideias que estimulem minha escrita, frases que mostrem o que pode ser feito com o idioma, motivação para o autoaperfeiçoamento. Experimente estes para começar: Escrevendo citações e Citações para escritores.
13. Natureza.
Sem ideias? Faça uma caminhada ou corrida. Afaste-se das calçadas e entre na grama, nas árvores, nos campos e nas colinas. Aprecie a beleza ao seu redor e deixe a inspiração fluir através de você. O pôr do sol e o nascer do sol, é claro, são duas das minhas cenas inspiradoras favoritas da natureza, e qualquer coisa que envolva água também é incrível (oceanos, rios, lagos, chuva, riachos e até poças).
14. História.
Pode ser inesperado, mas grandes pessoas na história podem inspirar você à grandeza. Meus favoritos incluem Benjamin Franklin, Gandhi, Abraham Lincoln, Helen Keller, Leonardo da Vinci e outros grandes nomes.
15. Viagem.
Quer seja do outro lado do mundo, ou uma viagem de um dia à próxima cidade ou parque nacional, sair da sua área habitual e descobrir novos lugares, pessoas e costumes pode ser uma das melhores inspirações para escrever. Use esses novos lugares para abrir novas formas de ver.
16. Crianças.
Tenho seis filhos, e eles são minhas pessoas favoritas no mundo (minha esposa, meus irmãos e meus pais também estão lá em cima). Adoro passar momentos tranquilos com eles, caminhando ou lendo. Adoro me divertir com eles, jogando jogos de tabuleiro ou brigando de travesseiros. E nesses momentos que passo com eles, muitas vezes fico reflexivo, sobre a vida, sobre a humanidade, sobre o amor. Sugiro que as crianças, com a sua nova visão do mundo, podem mudar a forma como vemos as coisas.
17. Exercício.
Tenho minhas melhores ideias com mais frequência enquanto corro. Há algo na tranquilidade, combinada com o aumento do fluxo sanguíneo no cérebro, combinado com estar ao ar livre com a natureza, que realmente estimula a mente.
18. Religião.
Muitos de vocês não são religiosos (e muitos são), mas isso não importa muito – as grandes religiões do mundo contêm ideias que são lindas e inspiradoras. Estudei alguns dos escritos não apenas do cristianismo e do judaísmo, mas também do islamismo, do bahai’i, do budismo, do taoísmo e de muitas culturas com múltiplos deuses da natureza. Não posso dizer que sou um especialista em nenhuma dessas religiões, mas posso dizer que todo o tempo que passei lendo as ideias da religião valeu a pena em termos de inspiração.
19. Jornais.
Eu costumava ser repórter e editor de jornal e fiquei cansado dos jornais. As notícias parecem um ciclo interminável da mesma coisa, acontecendo continuamente. No entanto, se você souber olhar, poderá encontrar histórias de interesse humano que sejam inspiradoras. Histórias sobre pessoas que triunfaram sobre a adversidade. (Editar: Eu tive “diversidade” em vez de “adversidade” aqui e agora corrigi… obrigado pela pegadinha, Bill!)
20. Sonhos.
Não sou muito bom nisso, mas em alguns momentos da minha vida tentei manter um diário de sonhos ao lado da cama e anotar o que consigo lembrar quando acordo. Não porque eu ache que isso me dirá algo sobre mim, meu futuro ou passado, mas porque os sonhos são tão interessantes em seu total desrespeito pelas regras da realidade, por sua natureza sobrenatural e reviravoltas na trama.
21. Escrevendo diário.
Eu recomendo isso para qualquer escritor. Não precisa ser sofisticado ou algo que você escreve todos os dias. Basta um caderno simples, embora um belo diário possa ser motivador. Anote pensamentos e inspirações, citações e trechos de bons escritos que você encontrar, além de diálogos, ideias de enredo e novos personagens. Depois volte a este diário quando precisar de ideias ou inspiração.
22. Del.icio.us.
Este popular site de bookmarking é um tesouro de ótimos artigos, postagens de blog e recursos. Não faço muito isso, mas às vezes navego por esses links para encontrar exemplos de ótimos escritos de outras pessoas. Embora você não deva roubar essas ideias, muitas vezes você pode adaptá-las ao tópico específico do seu blog ou usá-las para gerar novas ideias.
23. Poesia.
Como a poesia pode inspirar a prosa? Através de sua beleza e fluxo e estilo e uso de ritmo e jogo de palavras. Através do uso da linguagem e da música.
24. Shakespeare.
Ele não é o único dramaturgo, claro, mas é sem dúvida o maior, e também o maior mestre da língua inglesa. Embora sua escrita possa ser difícil para quem não está acostumado com a linguagem de sua época, o estudo de pelo menos uma de suas peças compensa imensamente. O Bardo escreveu lindamente, usou o maior vocabulário de qualquer escritor inglês, inventou suas próprias palavras, inventou frases interessantes que são usadas até hoje, tinha mais trocadilhos e distorções de palavras do que qualquer escritor que conheço. Não há escritor mais merecedor de nosso estudo e mais inspirador para outros escritores.
25. Google.
Sem ideias? O antigo modo de espera, o Google, muitas vezes me ajudou. Vou apenas pesquisar o tópico sobre o qual estou escrevendo e encontrar muitos recursos excelentes.
26. Escrita Livre.
Uma das melhores maneiras de se libertar se você não estiver inspirado. Basta começar a escrever. Qualquer coisa. Não importa. Não edite, não pause, não pense. Basta escrever e deixar fluir. Você provavelmente acabará com muito lixo, mas isso o ajudará a sair da rotina e você poderá escrever algumas coisas realmente boas em meio a todo esse lixo.
27. Brainstormings.
Semelhante à escrita livre, mas em vez de escrever prosa você está escrevendo ideias. Apenas deixe-os fluir. Velocidade e quantidade são mais importantes que qualidade. Dentro deste brainstorming de ideias, você provavelmente encontrará algumas pepitas de grandeza. Uma das minhas formas favoritas de ter ideias.
28. Flickr.
Se belas pinturas e esculturas inspiram você a alturas maiores, a fotografia de algumas das pessoas mais talentosas do mundo pode mostrar o que os humanos comuns podem fazer se tentarem. Eu gosto do Flickr.com, um verdadeiro rico em fotografias incríveis. Basta navegar para encontrar alguma inspiração maravilhosa.
29. Quebrando suas rotinas.
Saia da rotina para ver as coisas de uma nova perspectiva. Se você costuma seguir um caminho para o trabalho, tente outros. Se você costuma se levantar, se preparar para o trabalho e sair, experimente fazer exercícios pela manhã ou observar o nascer do sol. Se você costuma assistir TV no final do dia, tente ler ou escrever. Agite as coisas.
30. Histórias de sucesso.
Outro dos meus favoritos. Quando eu estava treinando para minha primeira maratona, por exemplo, li todo tipo de histórias de sucesso de pessoas que correram sua primeira maratona. Isso me inspirou a continuar. Existem histórias de sucesso para escrever, ou qualquer outra coisa que você gostaria de fazer, que irá inspirar você. 🙂
31. Pessoas assistindo.
Esta é uma atividade interessante para qualquer escritor. Vá a um local público movimentado e apenas sente-se e observe as pessoas. Eles vão te divertir, te inspirar, te fascinar. Não há nada mais inspirador do que a humanidade.
“De minha parte não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar.” –Vincent van Gogh