O Departamento de Tesouro levantou sanções ao Tornado Cash, o misturador de contratos inteligente baseado em Ethereum, seguindo uma série de derrotas legais e desafios administrativos.
“Com base na revisão do governo das novas questões legais e políticas levantadas pelo uso de sanções financeiras contra atividades financeiras e comerciais que ocorrem em ambientes legais e em tecnologia e em evolução, exercemos nossa discrição para remover as sanções econômicas contra o dinheiro do tornado, como refletido no departamento de segunda -feira do tesouro no departamento de Van Loon v. Do Departamento do Tesouro”, afirmou o Departamento de Tesouro.
Visão geral rápida da história do Cash Tornado
O Tornado Cash foi lançado em 2019 como um protocolo descentralizado para melhorar a privacidade da transação no Ethereum.
Em agosto de 2022, o misturador foi adicionado à lista de controle de ativos estrangeiros (OFAC), que inclui indivíduos e entidades sancionadas. A aplicação da lei dos EUA alegou que o Tornado Cash facilitou mais de US $ 7 bilhões em lavagem de dinheiro, incluindo fundos ligados ao Lázaro da Coréia do Norte.
Isso levou a uma proibição de pessoas que usam o serviço e a ação legal contra seus co-fundadores, Roman Storm e Roman Semenov, que foram indiciados em 2023 por lavagem de dinheiro vinculados a mais de US $ 1 bilhão em transações.
Seis usuários de dinheiro de Tornado, apoiados por Coinbase, processaram o Tesouro, desafiando as sanções.
Um tribunal federal do Texas decidiu em janeiro de 2025 que os contratos inteligentes não poderiam ser sancionados, uma decisão confirmada pelo Quinto Circuito em novembro de 2024.
Hoje, o Tesouro levantou oficialmente as sanções, citando considerações legais e tecnológicas em evolução, embora expressassem preocupação com as atividades de criptografia ilícitas em andamento e reforçassem sua intenção e autoridade para continuar as sanções da RPDC.
A tensão continua
O Tesouro, no entanto, reforçou sua intenção de aplicar sanções contra a República Popular Democrática da Coréia (RPDC), uma fonte contínua de tensão geopolítica, dado o recente hacker de US $ 1 bilhão de US $ 1 bilhão do Bybit, argumentou que foi executado por lazarous, um grupo de hackers com DRKP Ties.
“Continuamos profundamente preocupados com a campanha significativa de hackers e lavagem de dinheiro patrocinada pelo Estado, destinada a roubar, adquirir e implantar ativos digitais para a República Popular Democrática da Coréia (RPDC) e o regime Kim”, afirmou a agência.
“O Tesouro continuará monitorando de perto quaisquer transações que possam beneficiar atores cibernéticos maliciosos ou a RPDC, e nós, pessoas, devemos ter cautela antes de se envolver em transações que apresentam tais riscos”.
Embora a sanção levantada pareça ser uma boa notícia para os desenvolvedores de software de privacidade financeira, é muito cedo para dizer o que isso significa para a indústria de bitcoin e criptografia em geral, ou se terá um efeito nos próximos casos judiciais como os de desenvolvedores de carteira de samurai.
“Os ativos digitais apresentam enormes oportunidades de inovação e criação de valor para o povo americano”, disse o secretário do Tesouro Scott Bessent. “Garantir a indústria de ativos digitais de abuso da Coréia do Norte e de outros atores ilícitos é essencial para estabelecer liderança nos EUA e garantir que o povo americano possa se beneficiar da inovação e inclusão financeira”.