Ficar estressado é o desconforto emocional mais comum hoje. Fornecemos uma série de recursos simples para lidar com isso de forma imediata e eficaz.
Um dos objetivos desejados pelas pessoas que têm tendência a ficar sobrecarregadas é aliviar o estresse rapidamente. Muitas pessoas acreditam que conseguir isso só é possível depois de anos de treinamento ou terapia, mas a verdade é que Existem técnicas no dia a dia que nos ajudam com os nervos e as preocupações.
Você não só precisa conhecer os métodos, mas também ter habilidade para identificar os sinais que indicam que você está estressado. Portanto, continue lendo e você descobrirá o que precisa para acalmar de forma rápida e eficaz esses episódios estressantes.
Maneiras simples de aliviar rapidamente o estresse
Existem estratégias simples e, sobretudo, imediatas para regular as emoções negativas e enfrentar os dias com melhor estado mental. A seguir apresentamos as dicas mais práticas se o que você deseja é aliviar rapidamente o estresse.
1. Faça pequenas mudanças na gestão do tempo
Um dos estressores diários são os problemas com o gerenciamento do tempo. Muitas vezes, tendemos a procrastinar ou evitar tarefas desagradáveis, sem perceber que apenas tiramos a oportunidade de fazer outras coisas.
Modificações mínimas na rotina geram grandes resultados. Experimente o seguinte exercício: Todas as manhãs, mude “mais cinco minutos” para “dez minutos a menos”. Acorde apenas dez minutos mais cedo, isso lhe dará tempo para se preparar e não começar o dia estressado por estar atrasado.
2. Dedica 10 minutos a respirar profundo
As técnicas de respiração são uma das melhores formas de combater o estresse de forma rápida e eficaz. Os benefícios são sentidos em segundos. Quando você estiver sobrecarregado, pare o que estiver fazendo e passe dez minutos respirando lentamente.
Um estudo publicado em Leituras: Educação Física e Esportes afirma que A respiração profunda é uma estratégia eficiente para combater o estresse trabalho. Porém, você pode aplicar essa técnica a outras situações que causam ansiedade e desconforto fora do ambiente de trabalho.
3. Tome um banho quente ou ducha
Para evitar ir para a cama sentindo-se estressante, experimente tomar um banho quente. Isso ajuda a relaxar os músculos e reduzir a pressão arterial.
Além do mais, A hora do banho é uma oportunidade para deixar de lado os aparelhos eletrônicos, como o celular ou o computador. Uma oportunidade de estar com você aproveitando o momento presente.
4. Ouça música calma
As melodias influenciam nosso humor, tanto para o bem quanto para o mal. Então por que não se beneficiar e Faça uma playlist com músicas relaxantes ou que transmitam uma mensagem positiva.
5. Desabafe com alguém em quem você confia
Fale sobre seus problemas com alguém em quem você confia e que esteja disposto a ouvi-lo. Não se trata de dar conselhos ou dizer o que fazer, mas de ser empático e validar suas emoções. As palavras têm um importante poder de cura.
6. Faça atividade física
Qualquer atividade física é benéfica para regular as emoções e reduzir o estresse psicológico. De fato, exercícios aeróbicos ou ioga São eles que mais ajudam a aliviar o estresse rapidamente.
Estar em movimento é a melhor decisão para fazer algo com todo esse excesso de energia e liberá-lo de forma saudável e controlada. Se você não pode ou não quer se exercitar, pequenas ações funcionam, como dê uma volta no quarteirão; Isso será suficiente para encontrar um estado de maior calma e limpe sua mente.
7. Repita autoverbalizações positivas
A conversa interna influencia muito nosso humor. Em momentos estressantes, tendemos a falar duramente conosco mesmos, o que não ajuda. Se mudarmos a forma como tratamos uns aos outros, mais por empatia e compreensão e menos por críticas, nos sentiremos confortados.
É aqui que as afirmações positivas podem ajudá-lo nos momentos de maior angústia. Por exemplo: “vai dar tudo certo” ou “você está preparado para enfrentar o presente”.
8. Alongue suavemente os músculos
Como dissemos antes, um dos sintomas do estresse é a rigidez muscular na parte superior do corpo. Portanto, alongamentos suaves que liberam esses grupos musculares não apenas aliviarão você fisicamente, mas também deixarão sua mente mais livre. Experimente colocar os ombros para trás e fazer curvas suaves com o pescoço; Você notará imediatamente uma grande mudança.
9. Experimente exercícios de meditação
A meditação é uma disciplina com muitos benefícios para o estado mental. Isto é porque a atenção é direcionada por um momento para o que está acontecendo dentro de nós, deixando de lado todas as fontes externas de estresse.
Um exercício simples que não levará mais de 10 minutos é a varredura corporal. Consiste em fazer uma varredura por todo o corpo, tornando-se consciente das funções corporais, como respiração, bem como detectar pontos de maior tensão.
10. Escreva no papel como você se sente
Exteriorizar emoções é muito eficaz para vê-las de outra perspectiva e distanciar-se delas. É o mesmo que relativizar o que nos acontece, para não nos sentirmos prisioneiros da angústia. Tenha em mente que esta emoção desagradável nos impede de pensar com clareza.
11. Prepare uma bebida quente
Beber uma bebida quente tem propriedades relaxantes, da mesma forma que um banho de água tem a capacidade de induzir a calma. Apenas certifique-se de que esta bebida não contenha álcool ou cafeína. Caso contrário, você aumentaria o estresse em vez de reduzi-lo.
12. Pratique o aterramento
Quando nossa cabeça está tão rápida que não conseguimos perceber o que está acontecendo ao nosso redor, podemos praticar a técnica de aterramento. Isso se concentra em afinar nossos sentidos e dizer coisas que percebemos em um determinado momento. Por exemplo, existem estes exercícios:
- Qualquer sabor que detectamos
- Cinco coisas que podemos ver
- Quatro sons que ouvimos
- Dois cheiros que chegam ao nosso nariz
- Três objetos que temos ao alcance do toque
13. Mova as mãos
Eles acumulam muita ativação ao longo do dia. No entanto, geralmente não temos consciência de que, Através das mãos é possível regular o humor e aliviar o estresse rapidamente. É conseguido através de tarefas que não têm objetivo em si, mas que envolvem o seu movimento. Os exemplos mais representativos seriam pintar, desenhar, pentear o cabelo ou origami.
14. Abrace alguém que também está sobrecarregado
O contato físico é um método para reduzir o estresse. De fato, Se abraçarmos uma pessoa que também está passando por momentos difíceis, os benefícios se multiplicam. Durante o contato mais íntimo a oxitocina é liberadahormônio que induz emoções positivas, além de relaxar.
15. Cuide da sua alimentação
Uma boa alimentação é um hábito básico da saúde física e mental, necessário para gerir as emoções. Organizar o horário das refeições e incluir macronutrientes em cada refeição é de vital importância.
16. Pare imediatamente os pensamentos negativos
Parar o pensamento é uma técnica muito simples para controlar rapidamente ideias negativas que causam estresse. Em essência, Consiste em dizer a nós mesmos “PARE” ou “PARE” com contenção, quando caímos em um ciclo de preocupações.
17. Afaste a evitação
Os comportamentos de evitação paradoxalmente levam ao aumento da ansiedade. Acreditamos que quando evitamos o que nos estressa nos livramos dele, mas, na realidade, apenas o tornamos mais forte e mais difícil de eliminar. Conhecer o mecanismo de evitação é útil para evitar cair nessa tendência.
18. Leve sua mente para um lugar agradável
Métodos que utilizam o poder da imaginação são eficazes para aliviar o estresse rapidamente. Neste sentido, Crie um cenário mental para conseguir uma visualização relaxante e transportá-lo quando estiver passando por momentos difíceis. Pode ser, por exemplo, uma praia deserta ou a casa de sua infância.
19. Enfrente as situações com humor
O senso de humor é um mecanismo positivo para superar as adversidades. Ele nos ajuda a relativizar e a não levar as coisas ao extremo. Pratique e você verá que sente menos ansiedade.
20. Aplique assertividade
Não saber impor limites às solicitações dos outros é uma fonte frequente de estresse. Nestes casos, o melhor é pratique habilidades sociais, assertividade e liberte-se de muitos compromissos por não saber dizer “não”.
21. Estabeleça metas de curto prazo
Pensar no curto prazo oferece mais soluções do que pensar num futuro mais distante. Se você quiser resolver situações estressantes, concentre-se no aqui e agora. E a partir daí vá aos poucos.
22. Tire os sapatos quando chegar em casa
Os pés são uma área do corpo com muitas terminações nervosas e o calçado provoca um grande acúmulo de tensão. Para relaxar, tire os sapatos ao chegar em casa e use meias ou chinelos pela casa.
23. Tire uma soneca
Depois de comer É aconselhável tirar uma soneca de cerca de 20 ou 30 minutos. Você não deve perder mais tempo, pois corre o risco de criar um ciclo de sono completo e afetar negativamente o seu descanso noturno.
24. Jogue um videogame
Os videogames são um passatempo divertido com grande capacidade de nos distrair. Isto é porque Eles exigem nossa atenção e, portanto, não é possível pensar em mais nada.
25. Experimente aromaterapia
Usar o sentido do olfato para regular o humor é conhecido como aromaterapia. Embora não seja uma abordagem psicológica estruturada, seus defensores afirmam que consegue diminuir o nível de ativação. Entre os aromas que mais se relacionam com a calma estão: lavanda, rosa, camomila, bergamota, incenso, sândalo, gerânio ou laranja. A lista é extensa, escolha a que mais combina com você.
Sinais que indicam estresse
Todos nós, por vezes, estivemos sob muita pressão e passamos por estresse. No entanto, nem sempre resolvemos isso a tempo. Só quando se torna muito angustiante é que prestamos atenção a isso.
Tenha em mente que Condições estressantes são a resposta emocional e hormonal que é ativada diante de situações ou eventos que consideramos perigosos. Nesse momento ocorrem mudanças fisiológicas que são sentidas por todo o corpo. Os principais sinais são os seguintes:
- Insônia.
- Fortes dores de cabeça ao longo do dia.
- Sinta seu coração batendo mais rápido e mais forte.
- Reaja às coisas do dia a dia com irritabilidade.
- Rigidez muscular, especialmente nos ombros, pescoço e mandíbula.
- Distúrbios digestivos e desconfortos que vão desde prisão de ventre até diarreia.
- Dificuldade de concentração ao executar uma tarefa ou sensação de cansaço mental.
A prevenção será sempre a melhor opção
Na sociedade moderna é inevitável sentir um certo grau de estresse. Ainda assim, isto não significa que não possamos fazer nada para melhorar a situação. Você tem à sua disposição as técnicas aqui compartilhadas e a opção de procurar um profissional para aprender como lidar com as situações que o angustiam.
Lembre-se que antes de agir é preciso saber se identificar. Por isso, recomendamos que você preste mais atenção aos sinais do seu corpo e aprenda quais deles indicam que o sofrimento está se intensificando. Por fim, não podemos deixar de mencionar que prevenir o estresse é o melhor. Portanto, se você trabalhar diariamente as ferramentas de gestão emocional, evitará problemas maiores.