Continua após a publicidade.
ad

É crucial conhecer as plantas que podem ameaçar a saúde do seu cão. Animais de estimação são imprevisíveis e até a mais inofensiva das plantas pode repentinamente despertar seu interesse.

Algumas plantas provocam leve mal-estar ou vômito, outras, porém, podem desencadear sintomas severos, desde problemas cardíacos a convulsões, podendo levar à morte. A reação do seu cão varia de acordo com a quantidade ingerida e seu peso. Cães com condições de saúde preexistentes, como epilepsia, estão em maior risco.

Se suspeitar que seu pet devorou alguma planta suspeita, contate o veterinário imediatamente.

Continua após a publicidade..
ad

Aqui está uma lista de algumas plantas comuns que podem ser tóxicas para cães, para te auxiliar na identificação de possíveis riscos:

1. Palmeira-sagu

Imagem: Getty Images

A palmeira sagu é um tipo de planta cica. É nativa do Japão e também é encontrada em outras partes da Ásia. A planta é popular como planta ornamental em jardins e paisagens.

2. Suculenta-espiral

Imagem: Getty Images

A Suculenta-espiral é uma planta única com uma estrutura encaracolada que pertence à família dos aspargos. A base bulbosa desta planta pode causar irritação no trato digestivo. Se ingerida, pode causar problemas de saúde graves em cães, incluindo vômitos com sangue, diarreia com sangue e problemas cardíacos.

Continua após a publicidade..
ad

3. Costela-de-adão

Imagem: Getty Images

A costela-de-adão é uma planta de casa popular com furos únicos semelhantes a queijo suíço que a tornam visualmente atraente. No entanto, é importante notar que é um tipo de filodendro e contém oxalatos de cálcio insolúveis. Ingerir esta planta pode levar a vômitos leves e inchaço dos lábios, língua e parte de trás da garganta.

4. Comigo-ninguém-pode

Imagem: Getty Images

A comigo-ninguém-pode é uma planta de casa popular e fácil de cultivar. No entanto, como o seu nome sugere, ela contém oxalatos de cálcio insolúveis que podem causar vômitos e inchaço da boca e garganta.

5. Dracaena

Imagem: Getty Images

Dracaena, também conhecida como planta de milho ou árvore do dragão, é uma planta de casa popular com muitas variações. Contém saponinas, que podem causar vômitos e hipersalivação.

6. Lírio-da-paz

Imagem: Getty Images

O lírio-da-paz é uma planta de casa popular com folhas brilhantes e flores brancas em forma de colher. No entanto, contém oxalatos de cálcio insolúveis que podem causar vômitos, salivação excessiva e queimação na boca e nos lábios.

7. Espada-de-são-jorge

Imagem: Getty Images

A espada-de-são-jorge é comum na maioria das casas. No entanto, contém saponinas que podem causar náuseas, vômitos e diarreia.

Publicidade
ad

8. Jiboia

Imagem: Getty Images

A jiboia, uma planta trepadeira com várias variedades, possui folhas de diferentes cores, como variegadas em ouro, redemoinhos brancos ou dourado-esverdeadas. No entanto, todas as variedades desta planta contêm oxalatos de cálcio insolúveis que podem causar vômitos, desconforto oral intenso e inchaço na boca.

9. Filodendro

Imagem: Getty Images

Todos os tipos de filodendros são tóxicos para cães. Os filodendros contêm oxalatos de cálcio insolúveis que podem causar irritação oral, vômitos e salivação excessiva em cães. É importante manter essas plantas fora do alcance de cães para evitar qualquer dano potencial.

10. Oleandro

Imagem: Getty Images

O oleandro é um arbusto florido bonito que é comumente encontrado em climas quentes. No entanto, todas as partes da planta são tóxicas e podem causar salivação, diarreia, dor abdominal e até mesmo a morte devido à presença de glicosídeos cardíacos.

11. Rododendro

Imagem: Getty Images

Este arbusto de folhas largas e sempre-verde floresce na primavera, mas contém grayantoxina, que pode levar a vômitos, diarreia, coma e até mesmo a morte.

12. Azaléia

Imagem: Getty Images

As azaléias são conhecidas por suas belas flores na primavera e podem ser perenes ou decíduas. No entanto, elas contêm grayantoxina, que pode causar vômitos e insuficiência cardíaca, pois estão na mesma família dos rododendros.

13. Lírio-do-vale

Imagem: Getty Images

Essas encantadoras flores em forma de sino formam um adorável tapete no início da primavera. No entanto, elas contêm cardenolídeos que podem causar problemas cardíacos, como batimento cardíaco irregular, pressão arterial baixa e insuficiência cardíaca.