A jornada em direção à autoatualização exige que você encontre harmonia entre aquilo que o apaixona e aquilo em que você é bom. Além disso, neste processo não se pode descurar a reflexão e o equilíbrio entre o pessoal e o profissional.
Sentir-se uma pessoa realizada vai além da felicidade. É um estado pleno e duradouro através do qual é possível valorizar uma vida significativa e em sintonia com seus valores e propósitos. Ele é alguém com uma mentalidade aberta e resiliente e com ferramentas hábeis para trabalhar tanto em seu bem-estar quanto em seus objetivos. Agora, é muito difícil alcançar esse estado?
A primeira coisa que você terá interesse em saber é que esta dimensão apresenta grande variabilidade. Há quem consiga essa realização construindo a própria família, enquanto outros o fazem alcançando uma meta de trabalho. De qualquer forma, há um elemento que você não pode deixar de lado: Se você deseja alcançar a autoatualização, deve combinar paixão com persistência. Abaixo, detalhamos todas as chaves.
1. Visualize o que você deseja
A psicologia positiva é o que mais nos permitiu compreender as bases deste conceito. Em Uma Teoria da Motivação Humana (1943), Abraham Maslow explicou-nos que “a autorrealização surge com o desejo de descobrir quais são os nossos objetivos e metas em meio à complexidade da vida”. Portanto, É especial que você saiba pelo que é apaixonado e em quais áreas é competente.
Um mecanismo para descobrir o que lhe dá sentido é se desligar da rotina e parar de agir no piloto automático. Ofereça um tempo a si mesmo, desligue o ruído da sua mente e fale consigo mesmo com curiosidade, carinho e compaixão. Pergunte a si mesmo o que você quer da vida e Permita-se sonhar por um momento com um “eu” feliz, realizado e satisfeito.
Exemplo:
Pedro descobriu o seu amor pela fotografia por acaso quando se matriculou num workshop local. Ele queria reduzir um pouco do estresse aprendendo algo novo e agora quer que esse seja o seu estilo de vida. Ele adoraria inspirar outras pessoas com seu trabalho.
2. Defina seus valores
Uma vida sem valores é uma existência sem direção e sem alicerces para apoiá-lo. Para se sentir realizado, você deve identificar os princípios que norteiam sua forma de ser e agir. Para este fim, Reflita sobre as experiências do passado que lhe proporcionaram mais satisfação e bem-estar e pense nos valores que estão por trás delas. Liberdade? Justiça? Amor? Criatividade?
Exemplo:
María prioriza a honestidade em sua vida. Na verdade, ele recusou uma oferta de emprego bem remunerado porque isso exigia que ele realizasse práticas antiéticas que iam contra seus valores.
3. Cerque-se de pessoas importantes
É verdade que conseguir o emprego da sua vida contribui para a autorrealização. Porém, a base do bem-estar humano está, acima de tudo, na qualidade dos seus vínculos. Nesse sentido, Você alcançará parte de sua realização cercando-se de pessoas que o respeitam, valorizam e apreciam. E isso vale tanto para a esfera profissional quanto para a pessoal.
Portanto, Sugerimos que você mapeie o seu círculo mais próximo, avaliando o que ele lhe proporciona. Isso faz você se sentir bem? Ele te respeita? Isso permite que você seja você mesmo? Isso rouba seu espírito ou traz à tona o que há de melhor em você? Avalie essas questões sendo honesto consigo mesmo.
Exemplo:
David decidiu estabelecer alguma distância de seu pai. Ela sempre o fez sentir-se inseguro e estranho, criticou suas decisões e não hesitou em manipulá-lo emocionalmente. Após essa decisão, ele se sente mais livre para construir seu próprio futuro.
4. Seja proativo para se sentir realizado
Num trabalho publicado em Fronteiras em Psicologia Eles tentaram explicar o que significa ter uma vida plena. Alcançar seus objetivos ou contribuir com algo para este mundo foram dois dos pilares descritos pela amostra analisada. Nessa mesma ordem de ideias, ele pensa que para se sentir uma pessoa realizada e alcançar esse tipo de aspirações é fundamental colocar em prática a proatividade.
Ser proativo é ter iniciativa, antecipar-se aos problemas, assumir as suas responsabilidades e conseguir atingir os seus objetivos. Isso exige que, longe de esperar que lhe digam o que deve fazer, seja você quem cria seus próprios planos de ação. Além disso, longe de reagir passivamente ao que lhe acontece, você opta por enfrentar as coisas traçando soluções inovadoras.
Exemplo:
Ana sempre quis deixar um impacto positivo na sua comunidade. Recentemente lhe ocorreu realizar uma oficina de reciclagem em sua cidade e não esperar que outros o fizessem. Graças a isso, muitas famílias se envolveram em práticas ecológicas. Ela se sente feliz com a mudança que criou entre seus vizinhos.
5. Seja criativo e apaixonado
Para se sentir uma pessoa realizada é preciso harmonizar a paixão com a imaginação. pense que Criatividade e entusiasmo, como destacou Maslow, são fontes de energia interna que conectam você com o que você ama e tornam mais fácil para você alcançar a realização. São dois canais excepcionais para resolver problemas, aumentar a sua motivação e mantê-lo comprometido com seus objetivos e propósitos.
Se você quiser promover essas áreas, Passe algum tempo em atividades que o inspirem e desafiem ao mesmo tempo, como arte, escrita ou novos projetos. Cultive sua paixão identificando o que você gosta de fazer e comprometendo-se com isso regularmente. Os resultados não demoram muito para serem notados.
Exemplo:
Sofia sempre teve paixão pela pintura, mas nunca se dedicou a isso. Há alguns meses ele decidiu reservar duas horas por semana para pintar e postar seus trabalhos no Instagram. Ele alcançou muito sucesso. Hoje organiza exposições e tem loja online própria.
6. Equilibre pessoal e trabalho
Muitos de nós temos grandes problemas para encontrar o ponto de equilíbrio perfeito entre trabalho e vida pessoal. Tanto que é muito difícil sentir-se realizado quando há tanto atrito nas duas esferas. Mas precisamos disso, É fundamental encontrar aquela harmonia para desfrutar da família e dos amigos, sem abrir mão dos sonhos profissionais.
Para conseguir isso, Dê o passo quando se trata de estabelecer limites claros no local de trabalho, aprendendo a delegar e priorizar, sempre focando no que é mais importante em todos os momentos. Embora haja dias em que o seu trabalho exija um maior investimento de tempo e esforço, tente sempre garantir que o seu ambiente o compreenda.
Exemplo:
Carlos implementou uma regra de desconexão digital ao sair do trabalho, passar as tardes jantando com a família e fazer caminhadas nos finais de semana. Isso o ajudou a se sentir mais realizado e menos exausto.
7. Abra-se para novas experiências
Às vezes, quando você deixa o que é seguro e rotineiro para você, de repente você encontra o que lhe dá sentido e significado. Não hesite, contornar a cerca da sua zona de conforto de vez em quando, Isso permitirá que você descubra habilidades que você não sabia que tinha ou interesses ocultos. Esse crescimento e experiências pessoais aproximam você de sua autorrealização, explorando todo o seu potencial.
Exemplo:
Rebeca decidiu se matricular em um curso de culinária internacional, apesar de não saber nada sobre o assunto. Este aprendizado não apenas expandiu seu repertório de habilidades, mas também a conectou com pessoas que pensam como você e lhe deu um novo hobby que ela gosta muito.
8. Cultive uma mentalidade resiliente
A Wake Forest University descreve que resiliência é aquela habilidade que nos permite manter o bem-estar mesmo quando as circunstâncias não são propícias. Se você deseja alcançar a auto-realização Isso o ajudará a desenvolver uma mentalidade que enfrenta os desafios com esperança e aprende com eles. Ser resiliente requer um doutorado em enfrentamento, autorreflexão e otimismo.
Exemplo:
Depois de fracassar em sua primeira empreitada e isso afetar seu relacionamento, Martín refletiu sobre seus erros e comportamento. Fez terapia, participou de workshops de negócios e, junto com a esposa, lançou uma nova empresa que já faz sucesso.
9. Combine estado de fluxo e trabalho duro
O psicólogo positivo Mihály Csikszentmiháyi descreveu que O estado de fluxo ocorre quando você está tão imerso em uma atividade que perde a noção do tempo. Isso, aliado a um esforço consciente e contínuo, leva você a experimentar um alto nível de satisfação e produtividade. Tudo isso constrói a sua autorrealização porque contribui para atingir objetivos com maior bem-estar e solvência.
Para alcançar essas experiências gratificantes, faça atividades pelas quais você é apaixonado e mergulhe nelas, concentrando-se no processo e não no resultado. Da mesma forma, lembre-se de combinar disciplina com diversão e você alcançará o equilíbrio ideal para aumentar sua capacidade de alcançar grandes objetivos de vida.
Exemplo:
Claudia quer aproveitar a criação das filhas ganhando a vida em casa. Para isso, estudou design gráfico e cria lindas ilustrações todos os dias em sua casa. Você consegue isso entrando em um estado de fluxo onde sua concentração e criatividade atingem sua expressão máxima.
10. Pratique o autocuidado
Cuidar do corpo e da mente é a base para o bem-estar e a autorrealização. Pense que ter suas necessidades básicas atendidas, como saúde, descanso, autoestima, relações sociais ou hobbies, fortalece e molda a base da pirâmide de Maslow. Se essas áreas não forem atendidas, você não será capaz de escalar aquelas experiências culminantes onde residem a realização e a felicidade.
Exemplo:
Lucía dedica 30 minutos por dia para meditar e caminhar na natureza. Isso ajuda você a reduzir o estresse, manter o foco e sentir que tem algum controle sobre sua vida para alcançar o que deseja e merece na vida.
11. Aprecie o aqui e agora
Para se sentir realizado, sempre ajuda focar no que está acontecendo agora. Viver no presente permite apreciar as coisas mais básicas e, por sua vez, reduz a ansiedade em relação ao futuro e o arrependimento em relação ao passado. Isso estabelece em você um sentimento de paz interior que contribui, dia após dia, para a sua satisfação e realização pessoal.
Exemplo:
Thomas pratica atenção plena durante o almoço, focando nos sabores e texturas da sua comida. Esse hábito conecta você ao momento presente e melhora seu bem-estar geral. A cada dia ele se sente mais realizado.
12. Diga “sim” ao aprendizado constante
A autorrealização é um processo, não um estado. O que isto significa? Implica que, na realidade, você nunca deixará de investir no seu crescimento e felicidade. E isto, longe de ser exaustivo, é a força motriz do bem-estar humano. Por isso continue aprendendo coisas novas diariamente, conecte-se com pessoas interessantes, seja curioso, tenha novas experiências e mantenha sempre a mente aberta.
Exemplo:
María decidiu aprender programação aos 50 anos. Atualmente trabalha em projetos pelos quais é apaixonado, o que lhe deu uma nova perspectiva sobre suas habilidades e um entusiasmo renovado pela vida.
Realização pessoal, uma jornada única
Você provavelmente já leu mais de um livro sobre autorrealização. É verdade que são enriquecedores, mas lembre-se: quando se trata de sentir-se realizado, não existe um terno que funcione igualmente para todos nós.. Cada forma de compreender a vida, a felicidade e o bem-estar é única. Portanto, não hesite em traçar seu próprio caminho ouvindo primeiro a voz dos seus sonhos.
Também não se esqueça disso Para alcançar a plenitude você tem que trabalhar diligentemente, porque nada cairá do céu para você. Porém, não hesite em apoiar-se sempre em quem te ama, em deixar-se aconselhar e inspirar por outras figuras. Existem em você recursos valiosos mais do que suficientes para atingir seus propósitos, aqueles que estão em sintonia com seu coração e seus valores.