Continua após a publicidade.
ad

A óptica é uma área da Física que estuda os fenômenos relacionados à luz, considerando-a como uma forma de onda eletromagnética. Dentro do estudo da ondulatória, a óptica é responsável por investigar a propagação da luz, suas características, comportamento e interação com meios materiais.

A óptica é um tópico frequentemente abordado nas questões de física, tanto no Enem quanto em outros vestibulares. As questões sobre óptica no Enem avaliam o conhecimento dos candidatos sobre princípios fundamentais, leis e fenômenos ópticos. Além disso, essas questões também podem envolver aplicações práticas e tecnológicas da óptica.

Veja também:

15 Questões sobre Cinemática no Enem com resolução

14 Questões sobre Ondas no Enem com gabarito comentado

Para te ajudar a revisar o assunto, selecionamos 12 questões sobre Óptica no Enem para você treinar. Confira!

Resolva questões sobre Óptica no Enem

Questão 01

(ENEM PPL 2014) As miragens existem e podem induzir à percepção de que há água onde não existe. Elas são a manifestação de um fenômeno óptico que ocorre na atmosfera.

Disponível em: www.invivo.fiocruz.br. Acesso em: 29 fev. 2012.

Esse fenômeno óptico é consequência da:

A) Refração da luz nas camadas de ar próximas do chão quente.

B) reflexão da luz ao incidir no solo quente.

C) reflexão difusa da luz na superfície rugosa.

D) dispersão da luz nas camadas de ar próximas do chão quente.

E) difração da luz nas camadas de ar próximas do chão quente.

Ver RespostaEsconder Resposta

Gabarito: Alternativa AVeja o vídeo com a resolução da questão:

Continua após a publicidade..
ad

Questão 02

(ENEM PPL 2014) Folhas de papel, como as utilizadas para a impressão de documentos, são opacas e permeáveis aos líquidos. Esse material é constituído de microfibras entrelaçadas de celulose, que são transparentes à luz. Quando sobre elas se derrama glicerina, elas se tornam translúcidas. Uma imagem da superfície de uma folha de papel, ampliada por um microscópio eletrônico de varredura, pode ser vista na figura. No quadro é apresentada a razão (n) entre a velocidade da luz no vácuo e no respectivo material (celulose, glicerina ou ar).

A) mais refletida.

B) mais absorvida.

C) mais espalhada.

D) menos refratada.

E) menos transmitida.

Ver RespostaEsconder Resposta

Gabarito: Alternativa DVeja o vídeo com a resolução da questão:

Questão 03

(ENEM 2021) No outono, as folhas das árvores mudam de cor, de verde para tons de amarelo, castanho, laranja e vermelho. A cor verde das folhas deve-se ao pigmento clorofila. Nas plantas de folhas caducas, a produção de clorofila diminui e o tom verde desvanece, permitindo assim que outros pigmentos, como o caroteno, de coloração amarelo-alaranjado, e a antocianina, de tons avermelhados, passem a dominar a tonalidade das folhas. A coloração observada se dá em função da interação desses pigmentos com a radiação solar.

Conforme apresentado no espectro de absorção, as moléculas de clorofila absorvem a radiação solar nas regiões do azul e do vermelho, assim a luz refletida pelas folhas tem falta desses dois tons e as vemos na cor verde. Já as antocianinas absorvem a luz desde o azul até o verde. Nesse caso, a luz refletida pelas folhas que contêm antocianinas aparece conforme as cores complementares, ou seja, vermelho-alaranjado.

Em qual faixa do espectro visível os carotenos absorvem majoritariamente?

A) Entre o violeta e o azul.

B) Entre o azul e o verde.

C) Entre o verde e o amarelo.

D) Entre o amarelo e o laranja.

E) Entre o laranja e o vermelho.

Ver RespostaEsconder Resposta

Gabarito: Alternativa AVeja o vídeo com a resolução da questão:

Questão 04

(ENEM 2020)

SAYURI,M, GASPAR,M. B. Infravermelho na sala de aula. Disponível em: www.cienciamao.usp.br. Acesso em: 15 ago. 2016 (adaptado)

Para verificar a hipótese de Herschel, um estudante montou o dispositivo apresentado na figura. Nesse aparato, cinco recipientes contendo água, á mesma temperatura inicial, e separados por um material isolante térmico e refletor são posicionados lado a lado (A, B, C, D e E) no interior de uma caixa de material isolante térmico e opaco. A luz solar, ao entrar na caixa, atravessa o prisma e incide sobre os recipientes. O estudante aguarda até que ocorra o aumento da temperatura e afere em cada recipiente.

Continua após a publicidade..
ad

Em qual dos recipientes a água terá maior temperatura ao final do experimento?

Ver RespostaEsconder Resposta

Gabarito: Alternativa AVeja o vídeo com a resolução da questão:

Questão 05

(ENEM 2014) Uma proposta de dispositivo capaz de indicar a qualidade da gasolina vendida em postos e, consequentemente, evitar fraudes, poderia utilizar o conceito de refração luminosa. Nesse sentido, a gasolina não adulterada, na temperatura ambiente, apresenta razão entre os senos dos raios incidente e refratado igual a 1,4. Desse modo, fazendo incidir o feixe de luz proveniente do ar com um ângulo fixo e maior que zero, qualquer modificação no ângulo do feixe retratado indicará adulteração no combustível.

Em uma fiscalização rotineira, o teste apresentou o valor de 1,9. Qual foi o comportamento do raio refratado?

A) Mudou de sentido

B) Sofreu reflexão total

C) Atingiu o valor do ângulo limite.

D) Direcionou-se para a superfície de separação

E) Aproximou-se da normal à superfície de separação.

Ver RespostaEsconder Resposta

Gabarito: Alternativa EVeja o vídeo com a resolução da questão:

Questão 06

(ENEM 2014) As lentes fotocromáticas escurecem quando expostas à luz solar por causa de reações químicas reversíveis entre uma espécie incolor e outra colorida. Diversas reações podem ser utilizadas, e a escolha do melhor reagente para esse fim se baseia em três principais aspectos:

(i) o quanto escurece a lente;

(ii) o tempo de escurecimento quando exposta à luz solar; e

(iii) o tempo de esmaecimento em ambiente sem forte luz solar.

A transmitância indica a razão entre a quantidade de luz que atravessa o meio e a quantidade de luz que incide sobre ele. Durante um teste de controle para o desenvolvimento de novas lentes fotocromáticas, foram analisadas cinco amostras, que utilizam reagentes químicos diferentes. No quadro, são apresentados os resultados.

Considerando os três aspectos, qual é a melhor amostra de lente fotocromática para se utilizar em óculos?

Ver RespostaEsconder Resposta

Gabarito: Alternativa CVeja o vídeo com a resolução da questão:

Questão 07

(ENEM PP 2019) Um estudante leu em um site da internet que os povos antigos determinavam a duração das estações do ano observando a variação do tamanho da sombra de uma haste vertical projetada no solo. Isso ocorria porque, se registrarmos o tamanho da menor sombra ao longo de um dia (ao meio-dia solar), esse valor varia ao longo do ano, o que permitiu aos antigos usar esse instrumento rudimentar como um calendário solar primitivo. O estudante também leu que, ao longo de um ano (sempre ao meio-dia solar): (I) a sombra é máxima no solstício de inverno; e (II) a sombra é mínima no solstício de verão.

O estudante, que morava em Macapá (na Linha do Equador), ficou intrigado com essas afirmações e resolveu verificar se elas eram verdadeiras em diferentes regiões do mundo. Contactou seus amigos virtuais em Salvador (Região Tropical) e Porto Alegre (Região Temperada) e pediu que eles registrassem o tamanho da menor sombra de uma haste vertical padronizada, ao longo do dia, durante um ano. Os resultados encontrados estão mostrados esquematicamente no gráfico (SV: Solstício de Verão; SI: Solstício de Inverno; E: Equinócio):

Qual(is) cidade(s) indicada(s) no texto e no gráfico contradiz(em) a afirmação II?

A) Salvador.

B) Porto Alegre.

C) Macapá e Salvador.

D) Macapá e Porto Alegre.

E) Porto Alegre e Salvador

Ver RespostaEsconder Resposta

Gabarito: Alternativa CVeja o vídeo com a resolução da questão:

Questão 08

(ENEM 2018) A figura representa um prisma Óptico, constituído de um material transparente, cujo índice de refração é crescente com a frequência da luz que sobre ele incide. Um feixe luminoso, composto por luzes vermelha, azul e verde, incide na face A, emerge na face B e, após ser refletido por um espelho, incide num filme para fotografia colorida, revelando três pontos.

Observando os pontos luminosos revelados no filme, de baixo para cima, constatam-se as seguintes cores:

A) Vermelha. verde, azul.

Publicidade
ad

B) Verde, vermelha, azul.

C) Azul, verde, vermelha

D) Verde. azul. vermelha.

E) Azul, vermelha. verde.

Ver RespostaEsconder Resposta

Gabarito: Alternativa AVeja o vídeo com a resolução da questão:

Questão 09

(ENEM 2018) Muitos primatas, incluindo nós humanos, possuem visão tricromática: têm três pigmentos visuais na retina sensíveis á luz de uma determinada faixa de comprimentos de onda. Informalmente, embora os pigmentos em si não possuam cor. estes são conhecidos como pigmentos “azul. “verde” e “vermelho” e estão associados à cor que causa grande excitação (ativação). A sensação que temos ao observar um objeto colorido decorre da ativação relativa dos três pigmentos. Ou seja, se estimulássemos a retina com uma luz na faixa de 530 nm (retângulo I no gráfico), não excitaríamos o pigmento “azul”. o pigmento verde” seria ativado ao máximo e o “vermelho” seria ativado em aproximadamente 75%, e isso nos daria a sensação de ver uma cor amarelada. Já uma luz na faixa de comprimento de onda de 600 nm (retângulo II) estimularia o pigmento “verde” um pouco e o “vermelho” em cerca de 75%, e isso nos daria a sensação de ver laranja-avermelhado. No entanto, há características genéticas presentes em alguns indivíduos, conhecidas coletivamente como Daltonismo, em que um ou mais pigmentos não funcionam perfeitamente.

Caso estimulássemos a retina de um indivíduo com essa característica, que não possuísse o pigmento conhecido como “verde”, com as luzes de 530 nm e 600 nm na mesma intensidade luminosa, esse indivíduo seria incapaz de:

A) identificar o comprimento de onda do amarelo, uma vez que não possui o pigmento “verde”.

B) ver o estímulo de comprimento de onda laranja, pois não haveria estimulação de um pigmento visual.

C) detectar ambos os comprimentos de onda, uma vez que a estimulação dos pigmentos estaria prejudicada.

D) visualizar o estímulo do comprimento de onda roxo, já que este se encontra na outra ponta do espectro.

E) distinguir os dois comprimentos de onda, pois ambos estimulam o pigmento “vermelho” na mesma intensidade.

Ver RespostaEsconder Resposta

Gabarito: Alternativa EVeja o vídeo com a resolução da questão:

Questão 10

(ENEM 2019) A maioria das pessoas fica com a visão embaçada ao abrir os olhos debaixo d’água. Mas há uma exceção: o povo moken, que habita a costa da Tailândia. Essa característica se deve principalmente à adaptabilidade do olho e à plasticidade do cérebro, o que significa que você também, com algum treinamento, poderia enxergar relativamente bem debaixo d’água. Estudos mostraram, que as pupilas de olhos de indivíduos moken sofrem redução significativa debaixo d’água, o que faz com que os raios luminosos incidam quase paralelamente ao eixo óptico da pupila.

GISLÉN, A. et al. Visual Training Improves Underwater Vision in Children. Vision Research, n.46, 2006 (adaptado).

A acuidade visual associada à redução das pupilas é fisicamente explicada pela diminuição

A) da intensidade luminosa incidente na retina.

B) da difração dos feixes luminosos que atravessam a pupila.

C) da intensidade dos feixes luminosos em uma direção por polarização.

D) do desvio dos feixes luminosos refratados no interior do olho.

E) das reflexões dos feixes luminosos no interior do olho.

Ver RespostaEsconder Resposta

Gabarito: Alternativa DVeja o vídeo com a resolução da questão:

Questão 11

(ENEM – 2022) Em 2002, um mecânico da cidade mineira de Uberaba (MG) teve uma ideia para economizar o consumo de energia elétrica e iluminar a própria casa num dia de sol. Para isso, ele utilizou garrafas plásticas PET com água e cloro, conforme ilustram as figuras. Cada garrafa foi fixada ao telhado de sua casa em um buraco com diâmetro igual ao da garrafa, muito maior que o comprimento de onda da luz. Nos últimos dois anos, sua ideia já alcançou diversas partes do mundo e deve atingir a marca de 1 milhão de casas utilizando a “luz engarrafada”.

Que fenômeno óptico explica o funcionamento da “luz engarrafada”?

A) Difração.

B) Absorção.

C) Polarização.

D) Reflexão.

E) Refração.

Ver RespostaEsconder Resposta

Gabarito: Alternativa EVeja o vídeo com a resolução da questão:

Questão 12

(ENEM 2010)  As ondas eletromagnéticas, como a luz visível e as ondas de rádio, viajam em linha reta em um meio homogêneo.

Então, as ondas de rádio emitidas na região litorânea do Brasil não alcançariam a região amazônica do Brasil por causa da curvatura da Terra. Entretanto sabemos que é possível transmitir ondas de rádio entre essas localidades devido à ionosfera.

Com ajuda da ionosfera, a transmissão de ondas planas entre o litoral do Brasil e a região amazônica é possível por meio da

A) reflexão.

B) refração.

C) difração.

D) polarização.

E) interferência.

Ver RespostaEsconder Resposta

Gabarito: Alternativa DVeja o vídeo com a resolução da questão:

Notou algum erro no gabarito nas Questões sobre Óptica no Enem? Deixe nos comentários abaixo para que possamos corrigir!