O petróleo é uma mistura complexa de hidrocarbonetos que se formou ao longo de milhões de anos a partir da decomposição de matéria orgânica (plantas e pequenos organismos marinhos) enterrada sob camadas de sedimentos. É um recurso natural encontrado em reservatórios subterrâneos e amplamente utilizado como combustível, matéria-prima industrial, lubrificantes e óleos.

Tendo isso em vista, muitos produtos domésticos de uso diário e até mesmo alimentos são feitos de petróleo. Confira essa lista com 10 exemplos surpreendentes.

10 coisas feitas de petróleo

Além de abastecer veículos e aquecer residências, o petróleo está presente em muitos produtos do dia a dia. Derivados petroquímicos, obtidos do petróleo e do gás natural, são usados em mais de 6.000 itens comuns.

Surpreendentemente, esses derivados estão em alimentos, produtos de beleza e muito mais. Aqui estão 10 itens cotidianos que você talvez não soubesse que contêm petróleo.

1. Chocolate

Imagem: Getty Images

As coberturas de chocolate podem conter cera de parafina derivada do petróleo, que proporciona brilho e ajuda a manter a consistência do chocolate em temperaturas altas. Além disso, facilita a remoção do chocolate das formas. Estudos recentes não encontraram preocupações significativas de segurança com a ingestão dessa cera.

2. Creme dental

A pasta de dente pode incluir derivados de petróleo, como polietilenoglicol, para diversos fins, como sabor, propriedades antibacterianas e textura. O poloxâmero 407, outro derivado do petróleo, é usado por alguns fabricantes para facilitar a dissolução da pasta de dente na água. A sacarina sódica, um adoçante artificial que combate a placa bacteriana, também é derivada do petróleo.

3. Perfume

Imagem: Getty Images

Ao aplicar perfume ou colônia, você pode estar usando óleos derivados de petróleo, em vez de óleos essenciais naturais. Por exemplo, o Iso E Super proporciona um aroma amadeirado semelhante ao âmbar, enquanto o hedione oferece um aroma de jasmim. O Galaxolide, outro óleo sintético, é reconhecido por sua duradoura nota base.

4. Tintas

Adicionar polímeros plásticos à tinta a torna resistente à água e durável, mas esses plásticos são feitos de óleo. Embora ofereçam vantagens como melhor aderência e menor rachamento, com o tempo, a tinta pode descascar. Ademais, a quantidade de microplásticos liberados por essas tintas nos cursos de água, conforme relatado pelo Fórum Econômico Mundial, equivale a milhões de garrafas de plástico.

5. Comprimidos

Imagem: Canva

Muitos comprimidos são revestidos com plástico para facilitar a ingestão e prevenir a aderência entre eles. Esses componentes sintéticos também prolongam a vida útil dos ingredientes ativos.

6. Sorvete de baunilha

Os óleos sintéticos derivados do petróleo são comuns em aromatizantes alimentares, como baunilha, amêndoa e limão. Projetados para replicar sabores específicos, garantem consistência em todos os lotes.

7. Vaselina

Imagem: Yoona

Desde acalmar a pele seca até servir como barreira protetora após tatuagens, a popularidade da vaselina é inegável. O petróleo bruto é destilado para separá-lo em componentes, um dos quais é o petrolato, uma substância pesada e cerosa que é refinada para criar a vaselina.

8. Laxantes

Os laxantes contêm polietilenoglicol, um derivado do petróleo também encontrado em pastas de dente. Esse componente atrai água para o cólon, suavizando as fezes e facilitando a evacuação.

9. Creme de barbear

Imagem: Getty Images

O creme de barbear contém óleo na forma de isopentano, derivado do petróleo bruto. Esse composto ajuda a quebrar o sebo da pele, facilitando a remoção dos pelos. Essa substância é versátil e estável, criando uma barreira protetora na pele para reduzir a fricção e a irritação durante o barbear.

10. Desodorisadores

Os purificadores de ar frequentemente incluem óleos derivados de petróleo para criar fragrâncias agradáveis, mais duradouras e consistentes do que as naturais. Esses óleos sintéticos são projetados para replicar aromas populares e de forma gradual.