Nada pior do que adquirir um celular e rapidamente ter que trocá-lo porque o aparelho já não tem o mesmo funcionamento. No entanto, algumas práticas, aparentemente não prejudiciais e bastante comuns, podem fazer com que a longevidade do iPhone seja encurtada. Além disso, são hábitos altamente desaconselhados que podem até ser nocivos para a saúde e bem-estar do dono.

Tendo isso em vista, separamos 10 coisas que você faz com o seu iPhone, mas não deveria!

1. Dormir próximo ao iPhone durante o carregamento

A Apple alertou sobre os riscos de dormir perto de um iPhone enquanto ele carrega. A empresa recomenda carregar o celular em superfícies planas e ventiladas, como mesas, evitando materiais macios como colchas e travesseiros.

Isso porque o processo de carregamento gera calor, que pode se intensificar se o celular estiver sobrecarregado, aumentando o risco de superaquecimento e possíveis ferimentos ao corpo.

2. Usar carregadores e cabos não originais

O uso de carregadores e cabos falsificados é desaconselhado, pois pode causar sobrecarga na bateria. Acessórios genéricos frequentemente fornecem uma potência econômica, o que pode reduzir a vida útil do smartphone.

Para prolongar a durabilidade do seu iPhone, é recomendado a aquisição de carregadores originais da Apple.

3. Técnica do arroz

Quando o iPhone cai na água, muitos o colocam no arroz para absorver a umidade. Contudo, a Apple desaconselha essa prática, pois os grãos podem danificar o aparelho ao entrar nos circuitos ou portas de conexão.

A empresa também alerta contra o uso de fontes de calor, como secadores de cabelo. A recomendação é bater levemente no iPhone para remover o excesso de líquido, colocá-lo em um local seco por 30 minutos e usar um ventilador para ajudar na secagem.

4. Expor o iPhone a temperaturas extremas

Temperaturas extremas podem danificar o iPhone, pois seus componentes não são feitos para suportar climas muito quentes ou frios. A Apple recomenda manter o celular em locais com temperaturas entre -20°C e 45°C para armazenamento e entre 0°C e 35°C para uso.

No frio, o iPhone pode desligar automaticamente, enquanto o calor pode causar danos permanentes à bateria, como curtos-circuitos, podendo até provocar incêndios.

5. Piscina e mar

A partir do iPhone 12, os modelos possuem certificação IP68, permitindo submersão em até 6 metros de água por 30 minutos, além de proteção contra poeira. O iPhone 11 Pro e o iPhone 11 Pro Max suportam até 4 metros por 30 minutos.

Já os iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone 11 podem ser submersos até 2 metros por 30 minutos. Os modelos anteriores não possuem certificação para submersão, sendo apenas resistentes a respingos e áreas úmidas.

Após o uso prolongado, o iPhone pode acumular sujeira do contato com as mãos. Mas, não é recomendado limpar o aparelho com produtos agressivos, pois podem danificar a tela e anular a garantia da Apple. Para limpar a tela e o corpo do celular, use um pano de microfibra levemente úmido.

7. Não desligar o iPhone

Imagem: Canva

Manter o iPhone conectado constantemente pode reduzir sua vida útil. Especialistas da Apple recomendam desligá-lo periodicamente para permitir que o aparelho descanse e feche todos os aplicativos e atividades em segundo plano. Isso ajuda a melhorar o desempenho, já que muitas tarefas no segundo plano podem ser mais lentas.

8. Não atualizar o iOS

A Apple lança atualizações periódicas para o iOS, mas muitas pessoas postergam a reinicialização do aparelho. As atualizações não apenas adicionam novos recursos, mas também melhoram a segurança do dispositivo, protegendo-o contra ameaças.

9. Manter o Wi-Fi e o Bluetooth ligados o tempo todo

Num mundo de variadas conexões é evidente que deixemos o Wi-Fi do celular sempre ativado. Entretanto, é interessante desativar essa função, assim como o Bluetooth, para manter a saúde da bateria por mais tempo.

10. Não usar o modo escuro

O Modo Escuro no iPhone oferece diversas vantagens, principalmente para quem usa o aparelho por longos períodos, como a economia de bateria, a redução da fadiga ocular, possibilidade de agendamento e uma melhor experiência em ambientes escuros.